Doação de sangue: conhecimento, prática e atitude de acadêmicos de enfermagem de uma instituição do interior do Ceará

Autores

  • Ana Claudia de Sousa Freire QuixadáCE, Prefeitura de Quixadá, Unidade Básica de Saúde , Brasil
  • Hérica Cristina Alves de Vasconcelos Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Enfermagem ; FortalezaCE, Faculdade Católica Rainha do Sertão, curso de Enfermagem , Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v17i2.50238

Palavras-chave:

Doadores de Sangue, Conhecimento, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Objetivou-se investigar o conhecimento, a prática e a atitude de acadêmicos de Enfermagem sobre o processo de doação de sangue. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado em uma instituição de ensino superior privada localizada no município de Quixadá-Ceará. Participaram do estudo 232 acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem. A coleta aconteceu em 2011, por meio de um questionário. A análise estatística foi feita no programa Epilnfo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Católica Rainha do Sertão. A maioria dos acadêmicos era do sexo feminino (81,0%); a média de idade foi de 22,3 anos; 36,2% estavam entre o 1º e o 3º semestres; 65,5% conheciam sua tipagem sanguínea; e apenas 17,2% dos acadêmicos eram doadores de sangue. O principal motivo citado para a doação foi a livre e espontânea vontade (85%). Em relação ao conhecimento, de forma geral, os resultados mostraram lacunas entre os acadêmicos sob vários aspectos relacionados ao processo de doação de sangue. Diante disso, percebe-se a necessidade de trazer a abordagem dessa temática para dentro das instituições de ensino superior, a fim de melhorar o conhecimento dos acadêmicos sobre o assunto.

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Publicado

01-06-2013

Como Citar

1.
Freire AC de S, Vasconcelos HCA de. Doação de sangue: conhecimento, prática e atitude de acadêmicos de enfermagem de uma instituição do interior do Ceará. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2013 [citado 16º de setembro de 2024];17(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50238

Edição

Seção

Pesquisa