Conditions that lead teachers to assume university management positions
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415-2762.20180049Keywords:
Faculty, Nursing, Universities, Education, Higher, Nursing Administration ResearchAbstract
Objective: To understand the conditions that lead the teaching nurses of a public university to assume the roles of university management.
Method: This is a qualitative research with theoretical-methodological contribution from Grounded Theory. The study scenario was a federal public
university, and the data collection took place between May and September 2016, with the theoretical sample with 19 participants divided into two
sample groups. Results: The data evidenced that the professors assume roles of university management by commitment with the collective and
for having management competences. The motivation of the professors to assume these positions due to previous experiences in the management
of private universities and/or health services is highlighted. Conclusion: The professors of a university unit assume management positions by the
commitment to the collective and domains, by accumulated experiences.
Downloads
References
Almeida ME, Pimenta SG. Pedagogia universitária - Valorizando o ensino e a docência na universidade. Rev Port Educ. 2014[citado em 2017 jul 28];27(2):7-31. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/6243
Santos L, Bronnemann MR. Desafios da gestão em instituições de ensino superior: um estudo de caso a partir da percepção de diretores de centro de uma IES pública do sul do Brasil. Rev GUAL. 2013[citado em 2017 jul 28];6(1):01-21. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2013v6n1p1
Tosta HT, Dalmau MBL, Tosta KCBT, Tecchio EL. Gestores universitários: papel e competências necessárias para o desempenho de suas atividades nas universidades federais. Rev GUAL. 2012[citado em 2017 jul 28];5(2):01-15. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2012v5n2p1
Tauchen G, Cofferi FF, Castilla OE, Alvarenga BT, Borges DS, Neves CFP. Gestão da docência universitária: o stress na vida dos professores iniciantes. Rev GUAL. 2016[citado em 2018 fev 26];9(4):255-73. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/3193/319349825014.pdf
Santiago R, Carvalho T. Managerialism rhetorics in portuguese higher education. Minerva. 2012[citado em 2017 jul 28];50(1):511-32. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/43548565
Peixoto ALA, Souza JAJ. Longe dos olhos, longe do coração: desafios de gestão de uma universidade pública a partir da percepção dos seus gestores. Rev GUAL. 2015[citado em 2018 fev 26];8(3):240-60. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/3193/319342694012.pdf
Wilhelm FA, Zanelli JC. Características das situações estressantes em gestores universitários no contexto do trabalho. Estud Pesqui Psicol. 2013[citado em 2017 jul 28];13(2):704-23. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v13n2/v13n2a16.pdf
Melo MCOL, Lopes ALM, Ribeiro JM. O Cotidiano de gestores entre as estruturas acadêmica e administrativa de uma Instituição de Ensino Superior Federal de Minas Gerais. ROC. 2013[citado em 2017 jul 28];9(17):205-27. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistasims/index.php/OC/article/view/3676
Bolzan DPV, Isaia SMA, Maciel AMR. Formação de professores: a construção da docência e da atividade pedagógica na Educação Superior. Rev Diálogo Educ. 2013[citado em 2018 fev 27];13(38):49-68. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=7625&dd99=view&dd98=pb
Dipietro M, Buddie AM. Graduate teacher training in the U. S.: Snapshots from the landscape. REDU. 2014[citado em 2018 fev 27];11(3):41-52. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4558005
Barbosa MAC, Mendonça JRC. O professor-gestor e as políticas institucionais para formação de professores de ensino superior para a gestão universitária. E & G Economia Gest. 2016[citado em 2018 fev. 27];16(42):61-88. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n42p61/9410
Corbin J, Strauss A. Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing Grounded Theory. California: SAGE; 2015.
Salles MASD, Villardi BQ. O desenvolvimento de competências gerenciais na prática dos gestores no contexto de uma Ifes centenária. RSP. 2017[citado em 2018 fev 27];68(2):467-98. Disponível em: http://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/795/1067
Coelho CH. Gestão acadêmica exercida por professores universitários: um estudo de caso. RG & S. 2017[citado em 2017 ago. 02];8(1):162-79. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/23923
Caveiao C, Zagonel IPS, Coelho ICM, Peres AM, Montezeli JH. Percepção de docentes sobre o processo de aprendizado em administração de enfermagem. Cogitare Enferm. 2015[citado em 2017 ago 02];20(1):103-11. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/40628
Soares LH. Gestão de Instituições de Ensino: o ensino superior privado e os novos parâmetros de perenidade. Univ Gest TI. 2013[citado em 2017 ago 02];2(3):79-87. Disponível em: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/viewFile/2647/2267
Warshawsky NE, Havens DS. Nurse manager job satisfaction and intent to leave. Nurs Econ. 2014[citado em 2018 fev 27];32(1):32-9. Disponível em: https://www-ncbi-nlm-nih-gov.ez46.periodicos.capes.gov.br/pmc/articles/PMC4330008/pdf/nihms660053.pdf
Lopes-Junior LC, Assega ML, Machado ML, Flória-Santos M, Pirolo SM. Competências gerenciais em situações de urgência na atenção básica: experiência de um currículo de enfermagem orientado por competências. RG & S. 2013[citado em 2017 ago. 02];3(4):995-05. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/14168
Deckman LR, Deon SMP, Silva EF da, Lorenzini E. Competência gerencial na enfermagem: uma revisão integrativa. RG & S. 2013[citado em 2017 ago. 02];2(4):2261-72. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/22952
Ventura PFEV, Freire EMR, Alves M. Participação do enfermeiro na gestão de recursos hospitalares. RG & S. 2016[citado em 2017 ago. 02];1(7):126-47. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5555870.pdf
Silva VLS, Camelo SHH. A competência da liderança em enfermagem: conceitos, atributos essenciais e o papel do enfermeiro líder. Rev Enferm UERJ. 2013[citado em 2017 ago 02];21(4):533-9. Disponível em: http://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/10031/7817
Lopes ER, Souza JEO, Almeida MLS, Silva WA. Conflitos na equipe de enfermagem: um desafio na gestão do enfermeiro. ÚNICA Cad Acad. 2015[citado em 2017 ago. 02];1(1):1-10. Disponível em: http://co.unicaen.com.br:89/periodicos/index.php/UNICA/article/view/10
Klein FA, Mascarenhas AO. Motivação, satisfação profissional e evasão no serviço público: o caso da carreira de especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Rev Adm Pública. 2016[citado em 2017 ago 02];50(1):17-39. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rap/v50n1/0034-7612-rap-50-01-00017.pdf
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Reme: Revista Mineira de Enfermagem

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.


































