Democracia no Brasil

delineamento preliminar da composição do estoque autoritário

Autores

  • Ana Paula Varize Silveira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2021.33583

Palavras-chave:

Justiça de Transição, Anistia, Democracia, Pêndulo da Democracia, Estoque Autoritário

Resumo

Com este ensaio, pretende-se, de forma preliminar e não exaustiva, iniciar um estudo sobre o conceito de “estoque autoritário” de Conrado Hübner Mendes, revisitando algumas das produções relevantes da literatura que tratam de processos relacionados à formação da democracia brasileira, com o intuito de responder à pergunta: “que elementos destes trabalhos podem ser relacionados ao conceito de estoque autoritário, conforme delineado por Mendes?”. Iniciaremos este artigo com algumas considerações metodológicas, (i) trazendo o conceito de “estoque autoritário”; (ii) explicando a relevância de seu estudo; (iii) fundamentando o recorte de análise pretendido; e (iv) definindo e justificando a escolha dos autores e trabalhos analisados. Em seguida, revisitaremos algumas das produções de Glenda Mezarobba e de Leonardo Avritzer, apresentando-as em linhas gerais, e buscando na leitura destes trabalhos responder à pergunta pontuada no início deste resumo e fazendo, ao final, um breve balanço das questões eventualmente identificadas.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Varize Silveira, Universidade de São Paulo

    Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo, Brasil (2018) e especialização em Direito Digital (FGV/SP) e Proteção de Dados Pessoais (Data Privacy BR). Advogada na área de Media & Advertising no escritório Baptista Luz Advogados. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1083-9945. Contato: apvsilveira@gmail.com

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

SILVEIRA, Ana Paula Varize. Democracia no Brasil: delineamento preliminar da composição do estoque autoritário. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 1–17, 2021. DOI: 10.35699/2525-8036.2021.33583. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e33583. Acesso em: 29 abr. 2025.

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