Entre a filosofia moral e o direito

a articulação entre os construtivismos moral, político e jurídico na obra The Right to Justification: elements of a constructivist theory of justice

Autores

  • Pedro Urashima Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lunare Cardoso Amorim Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2023.40548

Palavras-chave:

Teoria da Justiça, Construtivismo, Direito à Justificação

Resumo

O objeto de investigação do presente artigo é a obra The Right to Justification: elements of a constructivist theory of justice, de Rainer Forst. Tendo em vista que uma teoria da justiça lança uma pertinente luz sobre o Direito o presente artigo tem por objetivo apresentar como o direito humano básico à justificação se manifesta nos contextos moral, político e jurídico, de forma a explicitar como tais contextos de justificação se interconectam na referida obra.  Esse objetivo se justifica se compreendermos que uma teoria da justiça é um elemento normativo necessário a uma teoria do Direito voltada à resolução justificada e legítima de conflitos. Para a consecução desse fim, de visualizar uma teoria da legitimidade jurídica em Forst, são objetivos específicos do trabalho: i) apresentar as características gerais do empreendimento filosófico da obra em análise; ii) caracterizar seu construtivismo moral, com atenção a seu vínculo com uma concepção dos direitos humanos e iii) explicitar a maneira pela qual esse construtivismo moral se entrelaça com os construtivismos político e jurídico. A partir disso, sustenta-se como tese: para Forst, o Direito é a linguagem dos discursos morais e políticos, bem como uma ordem estatal constituída e legitimada pela institucionalização dos direitos morais individuais. Ao fim, espera-se demonstrar a pertinência de desenvolver uma teoria do direito sensível a questões de justiça, e uma teoria da justiça sensível às especificidades do Direito como ordem que pode implementá-la.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Urashima, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Lavras, Brasil. Mestre em direito pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente, é doutorando em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais na área de estudo em Filosofia do Direito; Teoria do Direito, Teoria da ação e Filosofia da Linguagem. É também coordenador do Grupo de Estudos Filosofia do Direito Analítica Contemporânea da UFMG. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1797-5942. Contato: pnobuyuski@gmail.com.

Lunare Cardoso Amorim, Universidade Federal de Minas Gerais

Advogado. Mestrando em teoria do Direito, teoria da ação, filosofia do direito e filosofia da linguagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais. Ex-membro participante dos Núcleos de Estudos: Direito Argumentação e Justiça (NEDAJ) e Direito, Modernidade e Capitalismo. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9766-3780. Contato: lunare.amorim@gmail.com.

Referências

DWORKIN, Ronald. Justice for Hedgehogs. Cambridge, MA: Belknap, 2011.

DWORKIN, Ronald. Taking Rights Seriously. London: Gerald Duckworth & Co. Ltd, 2005 (terceira impressão), publicado inicialmente em 1977.

FORST, Rainer. Justificação e crítica: perspectivas de uma teoria crítica da política. Trad. Denilson Werle. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

FORST, Rainer. The Right to Justification: Elements of a Constructivist Theory of Justice. New York: Columbia University Press, 2012.

KORSGAARD, Christine M. Realism and constructivism in twentieth-century moral philosophy. Journal of Philosophical Research, v. 28, n. Supplement, p. 99-122, 2003.

SOLUM, Lawrence B. Legal Theory Lexicon: Legal Theory, Jurisprudence, and the Philosophy of Law. JL, v. 1, p. 417, 2011.

RAWLS, John. Kantian Constructivism in moral theory. In: FREEMAN, Samuel. Collected Papers: John Rawls. Cambridge: Harvard University Press, 1999.

RAWLS, John. Political Liberalism Expanded edition. New York: Columbia University Press, 2005.

WERLE, Denilson Luis. Reconhecimento e autonomia na teoria da justiça de Axel Honneth. Síntese: Revista de Filosofia, v. 43, n. 137, p. 401-420, 2016.

Downloads

Publicado

23-02-2023

Como Citar

URASHIMA, P.; AMORIM, L. C. Entre a filosofia moral e o direito: a articulação entre os construtivismos moral, político e jurídico na obra The Right to Justification: elements of a constructivist theory of justice. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 1–25, 2023. DOI: 10.35699/2525-8036.2023.40548. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e40548. Acesso em: 25 mar. 2023.