Estudo comparativo entre os programas de ensino superior universitário do Brasil e da União Europeia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2024.48137

Palavras-chave:

Ensino superior, Universidade, Brasil, União Europeia

Resumo

O mito de Europa conta a história da jovem princesa da Fenícia, que foi raptada por Zeus e deixada na ilha de Creta com seus filhos. Europa também foi o nome dado a uma das luas de Júpiter que, na mitologia romana, assemelha-se a Zeus em comparação à grega. Seu descobrimento, junto com as três outras grandes luas de Júpiter, Io, Ganímedes e Calisto são atribuídas a Galileo Galilei entre os anos de 1605 e 1610. A palavra advém da junção do termo e vocábulo gregos, respectivamente, εὐρύς (eurus), ‘amplo’ ou ‘vasto’, e ὠπ (opt), ‘visão’ ou ‘contemplação’ que refletem a imensidão territorial e cultural do continente europeu. Na atual conjuntura econômica da União Europeia (UE), alguns países vêm sofrendo com consequências severas do envelhecimento da população como Itália, Finlândia e Portugal, os quais instituíram programas de incentivos à migração de pessoas mais jovens e aptas a trabalhar, facilitando a emissão de vistos e os documentos de cidadania. Em um contexto de globalização e intensificação dos ritmos de migração de brasileiros para o continente europeu, vários tópicos são trazidos à tona, dentre eles a questão educacional, em especial, os programas de ensino superior universitários e os paralelos que podem ser estabelecidos entre o Brasil e os países europeus.

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Biografia do Autor

Elizabete Alves Santana Depollo, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra em Letras pela UFMG, Brasil; Graduada em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA/TO); Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caratinga (FAFIC); Pós-graduada Lato Sensu em: Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia (FAFIC); Gestão de Políticas Públicas com Foco na Temática em Gênero e Raça pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Práticas de Letramento e Alfabetização - Universidade Federal de São João Del- Rei (UFSJ); Educação Empreendedora – UFSJ e Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) pela Faculdade Futura. Professora concursada pela Prefeitura de Ipatinga- MG, desde 1990. Escritora de obras literárias e didáticas; Corretora e revisora de obras literárias, artigos e trabalhos acadêmicos. ORCID: https://orcid.org/0009-0001-2987-0021. Contato: elizabetedepollo1971@gmail.com.

Luiz Henrique Santana Depollo, Universidade Federal de Minas Gerais

Técnico em Informática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET - MG), Brasil. Graduando em Ciências do Estado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, extensionista e pesquisador na UFMG. ORCID: https://orcid.org/0009-0007-9767-0551. Contato: luizhenrique.depollo@gmail.com.

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Publicado

03-04-2024

Como Citar

DEPOLLO, E. A. S.; DEPOLLO, L. H. S. Estudo comparativo entre os programas de ensino superior universitário do Brasil e da União Europeia. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 1–27, 2024. DOI: 10.35699/2525-8036.2024.48137. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e48137. Acesso em: 1 maio. 2024.