Estudo comparativo entre os programas de ensino superior universitário do Brasil e da União Europeia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2525-8036.2024.48137Palavras-chave:
Ensino superior, Universidade, Brasil, União EuropeiaResumo
O mito de Europa conta a história da jovem princesa da Fenícia, que foi raptada por Zeus e deixada na ilha de Creta com seus filhos. Europa também foi o nome dado a uma das luas de Júpiter que, na mitologia romana, assemelha-se a Zeus em comparação à grega. Seu descobrimento, junto com as três outras grandes luas de Júpiter, Io, Ganímedes e Calisto são atribuídas a Galileo Galilei entre os anos de 1605 e 1610. A palavra advém da junção do termo e vocábulo gregos, respectivamente, εὐρύς (eurus), ‘amplo’ ou ‘vasto’, e ὠπ (opt), ‘visão’ ou ‘contemplação’ que refletem a imensidão territorial e cultural do continente europeu. Na atual conjuntura econômica da União Europeia (UE), alguns países vêm sofrendo com consequências severas do envelhecimento da população como Itália, Finlândia e Portugal, os quais instituíram programas de incentivos à migração de pessoas mais jovens e aptas a trabalhar, facilitando a emissão de vistos e os documentos de cidadania. Em um contexto de globalização e intensificação dos ritmos de migração de brasileiros para o continente europeu, vários tópicos são trazidos à tona, dentre eles a questão educacional, em especial, os programas de ensino superior universitários e os paralelos que podem ser estabelecidos entre o Brasil e os países europeus.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Mário Luiz Neves. A formação de espaços regionais de educação superior: um olhar meridional para o Mercosul. Revista Avaliação. Campinas. v. 13, n. 3, p. 871 - 879. 2008.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Decreto nº 14.343 de 07 de setembro de 1920. Institui a Universidade do Rio de Janeiro. Brasília. 1920. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1920-1929/decreto-14343-7-setembro-1920-570508-publicacaooriginal-93654-pe.html. Acesso em: 13 out. 2023.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 10 out. 2023.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Lei nº 11.096 de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI e dá outras providências. 2005. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2005/lei-11096-13-janeiro-2005-535381-publicacaooriginal-23558-pl.html. Acesso em: 11 out. 2023.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e dá outras providências. 2012. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2012/lei-12711-29-agosto-2012-774113-publicacaooriginal-137498-pl.html. Acesso em: 10 out. 2023.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Lei 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm. Acesso em: 10 out. 2023.
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO (CFE). Parecer nº 977/65, C.E.Su. Brasília. p. 2 - 8. 1965. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/parecer-cesu-977-1965-pdf. Acesso em: 9 out. 2023.
BRITO, Débora. Cotas foram revolução silenciosa no Brasil, afirma especialista. Agência Brasil, v. 27, p. 2018-05, 2018.
CARREIRA, Denise; HERINGER, Rosana. Avaliação das políticas de ação afirmativa no ensino superior no Brasil: resultados e desafios futuros. “Políticas Públicas” – Opinião. Nexo. 2021. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2021/11/19/avaliacao-das-politicas-de-acao-afirmativa-no-ensino-superior-no-brasil-resultados-e-desafios-futuros. Acesso em: 7 out. 2023.
CARTWRIGHT, Mark. Trad. Jonas Tenfen. World History Encyclopedia: Europa. 25 de outubro de 2018. Disponível em: https://www.worldhistory.org/user/markzcartwright/. Acesso em: 13 out. 2023.
UNIVERSITY. Oxford Learner’s Dictionaries. 2024. Disponível em: https://www.oxfordlearnersdictionaries.com/us/definition/english/university. Acesso em 12 out. 2023.
HOUSE OF EUROPEAN HISTORY (HEH). Shaping Europa: The Myth of Europa. s.d. Lisboa, 2020. Disponível em: https://historia.europa.eu/en/our-work/news/myth-europa. Acesso em: 13 out. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua 2021: microdados do 4º trimestre. [Rio de Janeiro, 2022]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html. Acesso em: 9 out. 2023.
INSTITUTO FEDERAL DE TECNOLOGIA DE ZURIQUE (ETHZ). Bachelor's degree studies: Application. 2023. Disponível em: https://ethz.ch/en/studies/bachelor/application.html. Acesso em: 18 set. 2023.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS (INEP). Censo da Educação Superior: Resumo Técnico do Censo da Educação Superior - 2021. p. 12 - 99. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/estatisticas-e-indicadores-educacionais/resumo-tecnico-do-censo-da-educacao-superior-2021. Acesso em: 5 out. 2023.
MARTINS, Antonio Carlos Pereira. Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cirúrgica Brasileira, v. 17, p. 04-06, 2002.
MAGNA CHARTA UNIVERSITY (MCU). Magna Charta - 1988: The Bologna Declaration. Observatory of the Magna Charta University. Bolonha. 1988. Disponível em: https://www.magna-charta.org/magna-charta-universitatum/mcu-1988. Acesso em: 29 set. 2023.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Portal do Ensino Superior. PROUNI e FIES. s.d. Disponível em: https://prouniportal.mec.gov.br/tire-suas-duvidas-pesquisa/prouni-e-fies. Acesso em: 9 out. 2023.
MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES (MRE). Comunidades brasileiras no exterior: ano-base 2022. Brasília. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/portal-consular/BrasileirosnoExterior.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.
MORITZ, Mariana Oliveira; MORITZ, Gilberto de Oliveira; MELO, Pedro Antônio. A pós-graduação brasileira: evolução e principais desafios no ambiente de cenários prospectivos. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 5, n. 2, p. 03-34, 2013.
PACHECO, Andressa Sasaki Vasques, SILVA, Fernanda Cristina da, CABRAL, Thiago Luiz de Oliveira e MELO, Pedro Antônio. A CAPES E SUAS SETE DÉCADAS: trajetória da Pós-Graduação stricto sensu no Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação. v. 16, n. 36, p. 1–22, 2020.
QUACQUARELLI SYMONDS (QS). QS World University Rankings 2023: top global universities. Top Universities, v. 8, 2023. Disponível em: https://www.topuniversities.com/world-university-rankings/2023?. Acesso em: 13 out. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Notícias UFMG. UFMG adotará Enem em substituição à primeira etapa do Vestibular. 2010. Disponível em: https://www.ufmg.br/online/arquivos/015361.shtml#:~:text=Com%20a%20decis%C3%A3o%2C%20os%20candidatos,etapa%E2%80%9D%2C%20explica%20o%20reitor. Acesso em: 10 out. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ). Ensino e pesquisa. s.d.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ). Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa: Cursos de Pós-Graduação. 2019. Disponível em: https://ufrj.br/ensino-e-pesquisa/cursos-de-pos-graduacao/. Acesso em: 12 out. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ). Ensino e Pesquisa: Portfólio de cursos. 2017. Disponível em: https://www.siga.ufrj.br/sira/repositorio-curriculo/ListaCursos.html. Acesso em: 12 out. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ). Assistência estudantil: benefícios atuais. 2023. Disponível em: https://ufrj.br/ensino-e-pesquisa/assistencia-estudantil/#:~:text=At%C3%A9%202023%2C%20vai%20duplicar%20os,melhoria%20na%20qualidade%20de%20vida. Acesso em: 13 out. 2023.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Jornal USP: Estão abertas as inscrições para o programa de permanência estudantil da USP. 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/institucional/estao-abertas-as-inscricoes-para-o-programa-de-permanencia-estudantil-da-usp/#:~:text=O%20edital%20do%20Programa%20de,.prip%40usp.br. Acesso em: 13 out. 2023.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Faculdade de Economia e Administração. Programa de dupla graduação em Economia e Administração. 2022. Disponível em: https://www.fea.usp.br/internacional/intercambio/duplo-diploma. Acesso em: 12 out. 2023.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Jornal USP. Em 30 anos, USP duplica o número de alunos na graduação. 2019. Disponível em: https://jornal.usp.br/institucional/estao-abertas-as-inscricoes-para-o-programa-de-permanencia-estudantil-da-usp/#:~:text=O%20edital%20do%20Programa%20de,.prip%40usp.br. Acesso em: 13 out. 2023.
UNIÃO EUROPEIA (UE). Eurostats. Population projections at regional level (2019-2100). 2018. Disponível em: https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Population_projections_at_regional_level. Acesso em: 13 out. 2023.
UNIÃO EUROPEIA (UE). Espaço Europeu para o Ensino Superior (EEES). Social Dimension. Social Dimension in Higher Education. 2021. . Disponível em: https://ehea.info/page-social-dimension. Acesso em: 29 set. 2023.
UNIÃO EUROPEIA (UE). European Credit Transfer and Accumulation System (ECTS). s.d. Disponível em: https://education.ec.europa.eu/education-levels/higher-education/inclusive-and-connected-higher-education/european-credit-transfer-and-accumulation-system. Acesso em: 28 set. 2023.
SIEBIGER, Ralf Hermes. O Processo de Bolonha e sua influência na definição de espaços transnacionais de educação superior: A universidade brasileira em movimento, Revista da Faculdade de Educação, v. 15, n. 1, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elizabete Alves Santana Depollo, Luiz Henrique Santana Depollo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.