Revista de Ciencias del Estado

¿A qué está destinada?

Autores/as

  • Lucas Parreira Álvares Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0002-0339-3730
  • Sabrina Carozzi Bandeira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gabriel Afonso Campos Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-9699-4411
  • Victoria Nicolielo Reginatto Noviscki Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2023.47606

Palabras clave:

Revista de Ciencias del Estado, Ciencias del Estado, Educación

Resumen

Memorar é viver, é estar atento, é conhecer o passado para construir um melhor e mais brilhante futuro. Bem-vindas e bem-vindos a esta viagem pelas páginas da história da nossa tão querida e reconhecida Revista de Ciências do Estado.

Esta memória histórica, além de marcar o início do formato de publicação na REVICE, que se destina ao registro das memórias do bacharelado em Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais, é uma celebração dos primeiros cinco anos do projeto, que nasceu do esforço coletivo e do compromisso dos alunos do bacharelado em Ciências do Estado.

Desde sua criação, a REVICE foi concebida como um periódico feito pelos alunos e para os alunos. Os editores-chefes e toda a equipe editorial se dedicaram incansavelmente para garantir a qualidade e a relevância dos trabalhos publicados, incentivando o diálogo interdisciplinar e o pensamento crítico.

Ao longo dos cinco anos de existência da REVICE, muitos desafios foram enfrentados e superados. O compromisso em promover a excelência acadêmica e a diversidade de temas abordados tornaram a revista um importante canal para a divulgação das pesquisas realizadas pelos estudantes.

Em 2021, o I Encontro Internacional da Revista de Ciências do Estado marcou um momento especial em nossa trajetória, os cinco anos da publicação do primeiro volume da REVICE, Ciências do Estado: Trajetórias Perspectivas, realizada em 27 de julho de 2016. Com o tema "Desafios na produção e difusão do conhecimento científico", o evento reuniu pesquisadores nacionais e internacionais, fortalecendo o trabalho da revista e ampliando as fronteiras do conhecimento.

Esta memória histórica se destina a registrar e preservar as significativas reflexões, os aprendizados e as conquistas ao longo desses anos através de depoimentos das Editoras-chefes e Editores-chefes que passaram pela REVICE até a realização do evento.

Esperamos que esta memória inspire as futuras gerações de alunos a continuarem a tradição de excelência acadêmica, promovendo o diálogo interdisciplinar e a produção científica no campo das Ciências do Estado. Que a Revista de Ciências do Estado siga sendo uma fonte de inspiração, reflexão e crescimento intelectual para todos os envolvidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Parreira Álvares, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor substituto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil. É graduado em Ciências Sociais, em Ciências do Estado e mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é doutorando em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi fundador e Editor-chefe da Revista de Ciências do Estado. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-0339-3730. Contato: lucasparreira1@gmail.com.

Sabrina Carozzi Bandeira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Jornalismo pelas Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Ciências do Estado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFRJ), Brasil. Foi Editora-chefe da Revista de Ciências do Estado. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6227-4715. Contato: sabrinacarozzi@gmail.com.

Gabriel Afonso Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências do Estado e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Foi Editor-chefe da Revista de Ciências do Estado. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9699-4411. Contato: gabriel.afns1@gmail.com.

Victoria Nicolielo Reginatto Noviscki, Universidade Federal de Minas Gerais

É bacharel em Ciências do Estado e mestranda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Foi Editora-chefe da Revista de Ciências do Estado. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7264-4196. Contato: victoria.nicolielo@gmail.com.

Citas

.

Publicado

30-06-2023

Cómo citar

ÁLVARES, L. P.; BANDEIRA, S. C.; CAMPOS, G. A.; NOVISCKI, V. N. R. Revista de Ciencias del Estado: ¿A qué está destinada?. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 1–18, 2023. DOI: 10.35699/2525-8036.2023.47606. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e47606. Acesso em: 17 jul. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >> 

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.