Trajeto davidoso do Teatro da Cura

Uma encenação-quiasma em atos de agradecer e transformar

Autores

  • Ivone Xavier de Amorim ALMEIDA Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará
  • Wladilene de Sousa Lima Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15606

Palavras-chave:

Encenação-Quiasma, corpo-casa, dádiva

Resumo

O   presente   artigo   tem   como   objeto   investigativo   um   projeto   experimental   que   se reconhece   como  Teatro   da   Cura,   especificamente,   o   movimento   criador   da   encenação-quiasma intitulada, Oh de casa! Posso entrar para cuidar?  produzido, dirigido e encenado pelo   grupo   de   teatro   Coletivas   Xoxós   de   Belém   do   Pará.   A   estrutura   desta   encenação-quiasma   compreende   dois   cardápios   de   encenação:   agradecimento   e   transformação.   A casa-teatro solicitante escolhe o cardápio que deseja receber. No corpo do texto, os atos de agradecimento e transformação são analisados como fatos sócio-antropo-mágicos sob a luz   da   Teoria   da   Dádiva   proposta   por   Marcel   Mauss;   seus   procedimentos   poéticos   in process   convocam   os   cuidados   de   si   e   da   vida   sob   a   régia   das   artistas   da   cena.   A compreensão   do  Teatro   da   Cura   aqui   proposta   encontra   amparo   nas   reflexões   teóricas sobre teatro defendidas por Eugênio Barba, Nicola Savarese e Peter Brook.

Biografia do Autor

  • Ivone Xavier de Amorim ALMEIDA, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará

    Doutora em História Social-PUC/SP. Professora adjunta da Universidade Federal do Pará -Ufpa, lotada no Instituto de Ciências das Artes -ICA, na Escola de Teatro e Dança -ETDUFPA, onde coordena o curso de Licenciatura em Teatro e é responsável pela disciplina Sociologia do Teatro e no Programa de Pós-Graduação em Artes -PPGARTES, respondendo pela disciplina Interfaces Epistêmicas em Artes (doutorado) e Metodologias das Artes (Mestrado).

  • Wladilene de Sousa Lima, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará

    Artista-pesquisadora com mestrado e doutorado em Artes Cênicas pela UFBA e estágio de Pós-doutoramento no Programa Doutoral em Estudos Culturais das Universidades de Aveiro e Minho, Portugal. Na UFPA, trabalha no Programa de Pós-Graduação em Arte e na Escola de Teatro e Dança. Atua como atriz, diretora e cenógrafa na categoria teatral da cidade de Belém do Pará, especificamente, nos seguintes coletivos: Grupo Cuíra do Pará e Coletivas Xoxós. É a gestora artística do Poética Criatura – Laboratório de Teatro de Porão, novo espaço de criação e resistência artivista, localizado no centro histórico da cidade de Belém.

Referências

BARBA, Eugenio; Além das Ilhas Flutuantes. trad. Luis Otávio Burnier, São Paulo – Campinas: Editora HUCITEC,1991.

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator. São Paulo/Campinas : Unicamp/Hucitec, 1995.

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LÉVI-STRAUSS, Claude. Introdução. A obra de Marcel Mauss. In: Sociologia e Antropologia Volume II. São Paulo: EPU, 1974.

MARTINS, Paulo Henrique. A Sociologia de Marcel Mauss: Dádiva, Simbolismo e Associação. In: Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 73/ 2005, colocado online no dia 01 de Outubro 2012, criado a 15 de julho 2015. URL: http://rccs.revues.org/954;DOI: 10.4000/rccs.954

MAUSS, Marcel. Ensaio Sobre a Dádiva. Formas e Razão da Troca em Sociedades Arcaicas In: Sociologia e Antropologia Volume II. São Paulo: EPU, 1974.

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Publicado

2018-05-27

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Trajeto davidoso do Teatro da Cura: Uma encenação-quiasma em atos de agradecer e transformar. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 37–50, 2018. DOI: 10.35699/2238-2046.15606. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15606. Acesso em: 20 dez. 2024.

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