A PRIMEIRA FUNDAÇÃO DE BUENOS AIRES, AINDA
Palavras-chave:
La primera fundación de Buenos Aires, Origem, HistóriaResumo
Se, de acordo com o pensamento de Walter Benjamin, a origem não se confunde com a gênese e por isso deve ser lida a partir de uma visão dupla capaz de conjugar reprodução e incompletude, talvez a fundação de Buenos Aires – fundada e refundada, contada e recontada – seja um dos eventos em que o aspecto original de um fenômeno da cultura se mostra de maneira mais potente. La primera fundación de Buenos Aires, animação de 1959 dirigida por Fernando Birri e produzida por León Ferrari a partir do quadro homônimo de Oscar Esteban Conti (Oski), pode assim ser lida como uma espécie de cifra que abisma a lógica progressiva da história na a-logicidade do vir-a-ser e da extinção.
Referências
ALTAMIRANO, Carlos. “Desarrollo y desarrollistas”. Prismas: Revista de historia intelectual, n. 2, Universidad Nacional de Quilmes, 1998, p. 75-94.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão [1925]. Tradução: Sergio P. Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
______. Sobre o conceito de história [1940]. In: Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas v. 1). 7 ed. Tradução: Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BIRRI, Fernando. La Escuela Documental de Santa Fé. Santa Fé: Editorial Documento, 1964.
CUZZANI, Agustín. Los indios estaban cabreros. Buenos Aires: Editorial Talía, 1958.
ECO, Umberto. Oski: un monje enloquecido que hace arabescos sobre los textos sagrados. In: REP, Miguel; VACCARI, Laura (Ed.). Oski: un monje enloquecido. Buenos Aires: Museo Nacional de Bellas Artes, 2013, p. 41 (Catálogo de exposição).
FRIGERIO, Rogelio. Estatuto del subdesarrollo: las corrientes del pensamiento económico argentino [1967]. 3 ed. Buenos Aires: Librería del Jurista, 1983.
GIUNTA, Andrea (Ed.). León Ferrari: Retrospectiva. Obras 1954-2006. São Paulo: Cosac Naify; Imprensa Oficial, 2006.
LINK, Daniel. León Ferrari: la experiencia exterior. In: León Ferrari – Brailles y relecturas de la Biblia. Curaduría: Florencia Battiti. Buenos Aires: MALBA, 2012.
NOÉ, Luis Felipe. Antiestética. Buenos Aires: Van Riel, 1965.
____. Noescritos, sobre eso que se Ilama arte. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2007.
SCHMIDL, Ulrico. Crónica del viaje a las regiones del Plata, Paraguay y Brasil. Traducción: Edmundo Wernicke. Buenos Aires: Ediciones de la Veleta, 1993 (Con ilustraciones; del manuscrito de Stuttgart, con anotaciones críticas, precedido de estudios; original y editio princeps de 1567).
_____. Viaje al Río de la Plata (1534-1554). Notas bibliográficas y biográficas: Bartolomé Mitre. Prólogo, traducción y anotaciones: Samuel A. Lafone Quevedo. Buenos Aires: Cabaut y Cia., 1903.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.