O museu casa como lugar da experiência do tempo:
A questão do anacronismo e as poéticas da arte contemporânea
Palavras-chave:
Museu-Casa, temporalidade, Arte Contemporânea.Resumo
Dentre os museus históricos, os museus-casa constituem espaços de moradia que se propõem a estabelecer uma narrativa onde a intimidade do antigo morador é incorporada à museografia, buscando dialogar com a temporalidade. Considerados lugares de significação simbólica, estas heterotopias do tempo de ambientes decorados elaboram a construção de um tempo condensado no espaço. Procurando nos convencer de sua autenticidade, a museografia desenvolve cenários atravessados por uma representação anacrônica. O presente artigo busca refletir sobre a reinvenção da escrita de um lugar que possa acolher intervenções de arte contemporânea, criando campos sensíveis de experiência para o observador.
Referências
AFONSO, M.M.; SERRES, J.P. Casa-museu, museu-casa ou casa histórica? Uma controversa tipologia museal, em Contribuciones a las Ciencias Sociales, Noviembre 2014. Disponível em <http://www.eumed.net/rev/cccss/30/casa-museu.html> . Acesso em 09 abr. 2015.
BAZIN, Germain. Le Temps de Musées. Liège : Desor, 1967.
BREFE, Ana Cláudia Fonseca. Os primórdios do museu: da elaboração conceitual à instituição pública. Projeto História. Revista do Programa de Estudos PósGraduados de História. São Paulo, (17), p.284-315, Nov.1998. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/11178>. Acesso em: 31 jan. 2018.
BUTCHER-YOUGHANS, Sherry. Historic House Museums : a practical handbook for their care, preservation, and management. New York: Oxford University Press, 1993.
CHOAY, Françoise. A Alegoria do Patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade, 2006.
CHOAY, Françoise. A Alegoria do Patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade, 2006.
DESVALÉES, André; MAIRESSE, François (Org.). Conceitos-Chave de Museologia, ICOM: Rio de Janeiro, 2010.
DIDI-HUBERMANN, Georges. Ante el Tiempo: Historia del Arte y anacronismo de las imágenes [2000].Tradução de Oscar Antonio Oviedo Funes. Buenos Aires: AdrianaHidalgo Editora, 2011.
______________________. A Imagem Sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2013.
FOUCAULT, Michel. Outros Espaços. In: MOTTA, Manoel Barros (Org.). Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema/ Michel Foucault (Ditos e Escritos) [1984]. Forense Universitária: Rio de Janeiro, 2009. p. 411-422.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, Aura e Rememoração: ensaios sobre Walter Benjamim, São Paulo: Editora 34, 2014.
KOSSOVITCH, Leon. Apresentação. In: ALBERTI, Leon Batista. Da Pintura. Campinas: Editora da UNICAMP, 1989.
KWON, Miwon. Um lugar após o outro: anotações sobre o site-specific. In: Arte&Ensaios, Revista do Programa de Pós-Graduação PPGAV, Rio de Janeiro, n.17, pp. 167-187, dez. 2008.
MALTA, Marize. Arte Doméstica e imagem da nação: um olhar sobre os museuscasa de Rui Barbosa e de Benjamim Constant. Museologia e Interdisciplinaridade: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, vol.1, nº1, jan./jul. de 2012. Disponível em: < http://www.red.unb.br/index.php/museologia/article/view/6852 >. Acesso 3m: 15 abr. 2015.
MENESES, Ulpiano Bezerra. Do Teatro da Memória ao Laboratório da História: a exposição museológica e conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista: São Paulo, v.2, p.9-42, jan./dez.1994. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/anaismp/v2n1/a02v2n1.pdf>. Acesso em 27 mar. 2015.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível [1964]. São Paulo: Perspectiva, 2003.
MORAES, Leandro. UOL Receitas. Madeleines. Disponível em< http://comidasebebidas.uol.com.br/receitas/2012/05/06/madeleines.htm> Acesso em 27 jun. 2015.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Revista do Programa de Estudos e Pós-Graduação em História, PUC-SP, n.10, p.7-28, 1993.
PERICHI, Ciro Caballo. Que é Museografia. Conferência. In: ARNAUT, Jurema Kopke Eis; FONSECA, Cícero Antonio (Orgs). Museografia: a linguagem dos museus a serviço da sociedade e de seu patrimônio cultural. Rio de Janeiro: IPHAN/OEA, 1997.
PESSANHA, José Américo Motta. A Retórica dos Museus. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 09/07/1988, Ideias, p.08. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/57335362/Pessanha-a-Ret-d3rica-DosMuseus#scribd>. Acesso em fevereiro/ 2015.
RACZ, Imogen. Art and the Home: Comfort, alienation and the everyday. London: I.B.Tauris, 2015.
SILVEIRA, Maria Teresa. Museu Casa de Rui Barbosa: Interpretação, Memória e Esquecimento. Dissertação de Mestrado para o Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio,
UNIRIO/MAST, 2016. Disponível em <http://www.repositoriobc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/11178/Dissert
%20Teresa%20Silveira.pdf?sequence=1&isAllowed=y > acesso em 20 nov. 2018.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Maria Teresa da Silveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.