Filmes de possessão
o êxtase do arrebatamento como espetáculo do erotismo barroco
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.33538Palavras-chave:
Barroco, Cinema de horror, Possessão, ErotismoResumo
O objetivo deste artigo é investigar a gênese das imagens de possessão divina e demoníaca no cinema. O recorte trabalha com os seguintes filmes: Madre Joana dos Anjos(1961), Il Demonio (1963), O exorcista (1973), Exorcismo negro (1974) e Stigmata (1999).A hipótese advoga no sentido de que a gênese dessas imagens está na arte barroca, se ancorando principalmente nos casos de possessão da época e na mística católica, traduzida nos exercícios espirituais, no arrebatamento divino e em obras do período, sendo elas esculturas, pinturas e textos. As conclusões deste texto versam sobre as relações entre erotismo e violência, ambos canalizados nas obras de arte e nas imagens, a fim de ora evitar, ora espetacularizar os pecados da carne.
Referências
ARASSE, Daniel. A carne, a graça, o sublime. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (org.). História do corpo: da renascença às luzes. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. v. 1. p. 535-620.
ARIÈS, Philippe. História da morte no ocidente: da idade média aos nossos dias. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
BARCINSKI, André; FINOTTI, Ivan. Zé do Caixão: Maldito – a biografia. 2. ed. Rio de Janeiro: DarksideBooks, 2015.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
CARROLL, Noël. A filosofia do horror ou paradoxo do coração. 1. ed. Campinas, SP: Papirus Editora, 1999.
CLARK, Stuart. Pensando com demônios: a idéia de bruxaria no princípio da Europa Moderna. São Paulo: Edusp, 2006.
DE MELLO, Suzy. Barroco. São Paulo: Brasiliense, 1983.
EXORCISMO Negro. Direção: José Mojica Marins. Brasil: Cinedistri, 1974. 1 DVD (100 min), son., color.
FESSLER, Daniel. Starvation, serotonin, and symbolism: a psychobiocultural perspective on stigmata. Mind & Society, v. 3, n. 2, p. 81-96, 2002.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.
FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no collège de france (1974-1975). São Paulo: Martins Fontes, 2001.
GÉLIS, Jacques. O corpo, a igreja e o sagrado. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (org.). História do corpo: da renascença às luzes. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. v. 1. p. 19-130.
HUTCHINGS, Peter. The A to Z of horror cinema. Plymouth, UK: The Scarecrow Press, Inc., 2009.
IL DEMONIO. Direção:Brunello Rondi. Itália: Titanus, 1963. 1 DVD (94 min), son., color.
MAGALHÃES, Eugénia Maria da Silva Abrantes. Erotismo e metáfora no discurso místico: autores portugueses do renascimento e do barroco. 2016, 495 p. Tese (Doutorado em História) – Especialidade em História e Cultura das Religiões, Universidade de Lisboa.
MAINSTONE, Madeleine; MAINSTONE, Rowland. O barroco e o século XVII. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.
MATKA Joanna od Aniolów. Direção: Jerzy Kawalerowicz. Polônia: Film Polski, 1961. 1 DVD (110 min), son., color.
STIGMATA. Direção: Rupert Wainwright. Estados Unidos: Metro-Goldwyn-Mayer, 1999. 1 DVD (103 min), son., color.
THE EXORCIST. Direção: William Friedkin, Estados Unidos: Warner Bros., 1973. 1 DVD (121 min), son., color.
VIDAL, Marciano. Moral de atitudes: moral fundamental. 2. ed. Aparecida, SP: Santuário, 1978.
WEISBACH, Werner. El barroco: arte de la contrarreforma. 2. ed. Madrid: Espasa Calpe S. A., 1948.
WÖLFFLIN, Heinrich. Renascença e barroco: estudo sobre a essência do estilo barroco e a sua origem na Itália. São Paulo: Perspectiva, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Giancarlo Couto, Carlos Gerbase
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.