O olhar de Chiron

a linguagem fílmica na construção da relação entre o protagonista e sua mãe no filme Moonlight – sob a luz do luar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36128

Palavras-chave:

Relação entre personagens., Análise fílmica., Campo e contracampo, Técnicas cinematográficas

Resumo

Este artigo trata da maneira como é construída a relação entre os personagens Paula (interpretada por Naomie Harris) e Chiron (interpretado por Alex Hibbert, Ashton Sanders e Trevante Rhodes) no filme Moonlight – sob a luz do luar (2016), de Barry Jenkins. É apresentado o contexto da narrativa do filme e são escolhidas sequências para análise e para efeito de comparação do desenrolar da relação ao longo da obra. São objetos deanálise as técnicas cinematográficas mobilizadas para a construção do relacionamento, a saber: o campo e contracampo para diálogos, o close-up, o olhar para a câmera, movimentos de câmera e planos. Enquanto nos dois primeiros capítulos o relacionamento é conflituoso, no último é amistoso, e reflete nas escolhas feitas para a composição das cenas e nas técnicas cinematográficas para elas mobilizadas.

Biografia do Autor

  • Milena Pereira dos Santos, Unicamp

    Doutoranda e mestre em Artes da Cena pela Unicamp. Licenciada em Artes/Dança pela mesma instituição.

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Publicado

2022-08-22

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Artigos

Como Citar

O olhar de Chiron: a linguagem fílmica na construção da relação entre o protagonista e sua mãe no filme Moonlight – sob a luz do luar. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 25, p. 36–51, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.36128. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/36128. Acesso em: 11 maio. 2025.

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