Educação artística em Portugal
entre a tradição e a ruptura
Palavras-chave:
Educação artística, Artes - estudo e ensinoResumo
Neste texto faço uma análise sumária da educação artística em Portugal entre a década de 1990 e os primeiros sete anos do século XXI. Enfoco aspectos da educação formal e não formal, bem como algumas tendências e questões emergentes. Faço uma abordagem mais ampla da educação artística visual, que tem tido uma grande presença no ensino formal. Destaco no ensino não formal atividades na área da educação artística integrada, que me parecem muito positivas e têm causado algum impacto no grande público. Finalmente, focalizo a necessidade da educação artística como meio de transformação social, com exemplos de pequenos grupos ligados à educação, à comunidade e ao teatro social.
Referências
CRUZ, J. Z.; VALENTE, L.; CHARRÉU, L. A integração das artes: uma resposta educativa aos problemas do nosso tempo. In: Actas III Jornades D’História de L’Éducación Artística, Universitat de Belles Arts, Facultat de Barcelona, 1998.
Departamento do ensino básico. Currículo nacional do ensino básico: competências essenciais, 2001.
DUNCUM , P. Art education for new times. Studies in Art Education, v. 2, n. 38, p. 69-79, 1997.
EÇA, T. P. Perspectivas no ensino das artes visuais. Revista Digital Art, ano III, n. 3, abril de 2005. (http://www.revista.art.br/site-numero-03/trabalhos/ 02.htm)
EÇA, T. P.; CATARINO, E. Almoço para um amigo estrangeiro: um projecto interdisciplinar. 2 Pontos: A revista dos Professores Portugueses. Porto: Porto Editora, 2006. p. 60-61.
EÇA, T. P. 150 anos de ensino das artes visuais em Portugal. In: HERNANDEZ, F. (Ed.). IV Jornadas de Historia de la Educación Artística. Universidade de Barcelona, 2001.
HERNANDEZ, F. Educación y cultura visual. Sevilla: Morón, 1997.
HERNANDEZ, F. Para un diálogo crítico con el construtivismo psicológico. Revista Argentina de Educación, n. 24, p. 49-68, 1996.
LOPES, Emilia; TORRES, Teresa; LACERDA, Anabela. Projecto Bate lavadeira bate. Imaginar 39, set. 2002. http://www.apecv.pt/catalogo.php
PARSONS, M. J. How we understand art. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
VALENTE, L.; PEIXOTO, A.; CRAVEIRO LOPES; J. Re-encantar a formação de professores através das expressões artísticas integradas. In: NETO, António et al. Didácticas e metodologias de educação: percursos e desafios, v. 2. Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.