Archives
-
May.2021 - Aug.2021
Vol. 11 No. 22Revista PÓS number 22 (v.11, n.22, jul. 2021) presents the thematic dossier "Paper: support of art and information" under the organization and presentation of Professor Márcia Almada. The thematic dossier of this issue privileges the research line Preservation of Cultural Heritage, which can embrace all readings and visions, since the field of decision making is broad and needs diversified grounds. One can notice the interdisciplinary aspect of the articles presented, enabling many possible readings such as historical, material, artistic, and archival/collectionism.
-
jan.2021 - apr.2021
Vol. 11 No. 21O Vol. 11, N. 21 da Revista Pós apresenta a seção temática Artes: Afetividades, Diversidade, Narrativas e Educação, sob a organização e apresentação da Profa. Dra. Lucia Gouvêa Pimentel. A temática proporciona ampliar as reflexões em torno de narrativas, experiências e relações afetivas em pesquisa artística na educação. Devido ao grande número de submissões para a temática, a revista PÓS passou a ser quadrimestral, com publicação de três números anuais, sendo jan-abr., mai-set., out.dez de cada ano. A seção aberta apresenta contribuições sobre temas diversos, mas que apresentam conexão direta com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.
-
nov.2020 - jan.2021
Vol. 10 No. 20O v.10, n. 20 da revista PÓS conta com a seção temática “Artes e experiências interartes na Educação”, sob a organização e apresentação da Profa. Dra. Lucia Gouvêa Pimentel. A seção temática deste número contempla os seguintes eixos temáticos: experiências interartes na educação com ênfase nas práticas; imbricações e relações em pesquisa; e histórias, memórias e políticas em artes e seu ensino/aprendizagem formal e não formal. A seção aberta apresenta contribuições sobre temas diversos, mas que apresentam conexão direta com as linhas de pesquisa do Programa.
Este número da revista contou com o financiamento da FAPEMIG para custeio da diagramação e da revisão dos textos publicados.
-
nov.2019 - apr.2020
Vol. 9 No. 18This issue presents, in addition to the open sections, the thematic section "Collaborative practices in the Visual Arts", under the organization and presentation by Prof. Dr. Magali Melleu Sehn.
-
may.2019 - oct.2019
Vol. 9 No. 17Com interesse nas pesquisas desenvolvidas no interior do campo da Arte, a Revista da Pós apresenta nesta edição um amplo leque de reflexões sobre as áreas de Cinema, Fotografia, Dança, Teatro, Artes Visuais e Videoinstalações interativas.
Editores: Ana Cristina Carvalho Pereira, Magali Melleu Sehn e Ricardo Carvalho de Figueiredo.
-
V.8, N.16: nov.2018 - apr.2019
Este número traz como temática: “CARTOGRAFIA: Percursos Formativos em Dança”, relacionados à área de ensino de Dança no contexto escolar e / ou a outros contextos formativos, à formação inicial e continuada de professores de Dança, a experiências que considerem processos de ensino e aprendizagem em Dança ou a políticas públicas educacionais referentes à inserção da dança no contexto escolar. Como editora convidada deste número, contamos com a Profa. Dra. Ana Cristina Carvalho Pereira, professora do Curso de Dança e da Pós-graduação em Artes da EBA-UFMG.
Neste n. 16, também publicamos artigos em diversas áreas da arte na seção de temática livre como fizemos nos números anteriores.
-
V.8, N.15: may.2018 - oct.2018
O tema deste número é o Teatro Latino-americano, e se justifica pela necessidade de promover o
debate sobre a América Latina e sua produção cênica, reunindo artigos que possam oferecer
olhares diversos sobre uma produção igualmente diversa.Também há artigos em temáticas livres que compõem a seção aberta, dentre eles destacamos a tradução de textos inéditos de autores estrangeiros ao português contribuindo para a disseminação dos mesmos no meio acadêmico brasileiro.
Editores: Mariana Lima Muniz e Maurilio Andrade Rocha.
-
V.7, N.14: nov.2017 - apr.2018
Neste da Revista Pós, propusemos como seção temática Arte e Experiência Interartes na Educação. Essa linha abrange pesquisas em nível de pós-graduação na área de formação de professores de Artes, em metodologias de ensino-aprendizagem em Arte (presencial e a distância) e em ensino-aprendizagem de Arte com tecnologias contemporâneas, podendo essas pesquisas seremrealizadas em contexto escolar e/ou em outros contextos formativos. Também contempla pesquisas em nível de pós-graduação envolvendo políticas públicas educacionais referentes à inserção da Arte na escola.
Recebemos vários artigos nacionais e internacionais sobre o tema demonstrando a força que a discussão no campo da pedagogia das artes tem alcançado atualmente. Em um momento em que as políticas públicas se encontram em contínua mudança e em que o diálogo com a sociedade e as organizações de classe não se confirma plenamente, acreditamos que a pesquisa e a reflexão sobre a prática pedagógica em arte, em seus diversos contextos educacionais, é importante e urgente.
Editores: Mariana Lima Muniz e Maurilio Andrade Rocha.
-
V.7, N.13: may.2017 - oct.2017
Este número está dividido entre seção temática (Narrativas sobre Universalidade na Arte) e uma seção aberta. Na seção aberta, depois de selecionados os artigos, observamos uma concentração dos mesmos em temas recorrentes e optamos por dividi-los segundo duas linhas de pesquisa do nosso Programa: Cinema e Artes Visuais, Plásticas e Interartes.
Nesta edição inauguramos a seção Carta aos Editores. As cartas devem oferecer comentários ou críticas sobre temas emergentes ou sobre material publicado na Revista Pós.
Editores convidados: Rodrigo Vivas, Sylvia Furegatti e Marco Pasqualini.
-
V.6, N.12: nov.2016 - apr.2017
O tema deste número é "O cinema à sombra da História", com 15 trabalhos selecionados e organizados em três grupos: (1) Cinema de Arquivo, (2) Pesquisas sobre Cinema Brasileiro e (3) Teoria Crítica do Imaginário. Além da seção temática o número também conta com uma seção aberta, com cinco artigos sobre artes plásticas e teatro.
Editor convidado: Luiz Nazario.
-
V.6, N.11: may.2016 - oct.2016
O tema deste número é "Ficções da verdade: histórias de si e do outro", cuja edição nasceu do interesse de investigar a biografia e suas múltiplas configurações contemporâneas. Transversal a diversas áreas do conhecimento, o universo conceitual ligado ao domínio da biografia nos interessa como um campo transdisciplinar, híbrido em sua natureza, que desafia fronteiras na literatura, na arte contemporânea e na produção audiovisual.
Editores convidados: Mabe Bethônico e Eduardo de Jesus
-
V.5, N.10: nov.2015 - apr.2016
O tema deste número é Interatividade na Arte Contemporânea, de modo a abordar uma temática que atravesse todas as linhas de pesquisa contempladas do Programa de Pós-graduação em Artes – PPG Artes da EBA/UFMG, a saber: Artes da Cena, Arte e Experiência Interartes na Educação, Artes Visuais, Plásticas e
Interartes, Cinema, Poéticas Tecnológicas e Preservação do Patrimônio.Editores: Mariana Lima Muniz e Marcelo Rocco
-
V.5, N.9: may.2015 - oct.2015
O número 09 da Revista Pós tem como seu tema principal o artista pesquisador e suas possíveis contribuições para as ciências humanas. Sob a forma de uma constelação móvel de enunciados, a pesquisa em arte propicia ao artista teorizar o sentido e o posicionamento de sua prática frente a um conjunto de disciplinas — a história, a filosofia, a estética, a antropologia, a psicanálise, a invenção e, naturalmente, a arte — bem como a um contexto discursivo e visual que o envolve cultural e socialmente.
Editora convidada: Patricia Franca-Huchet
-
V.4, N.8: nov.2014 - apr.2015
A proposta da oitava edição da revista PÓS: converge para um debate atualizado em
torno do interstício da curadoria, da teoria-crítica e da preservação por meio de uma percepção ampliada.Editora: Yacy-Ara Froner