Edições anteriores

  • Set/Dez
    v. 14 n. 32 (2024)

  • Maio/Ago
    v. 14 n. 31 (2024)

  • Jan-Abril
    v. 14 n. 30 (2024)

  • set/dez
    v. 13 n. 29 (2023)

  • Biofilia, de Brígida Campbel

    Set-Dez
    v. 12 n. 26 (2022)

  • Maio-Ago
    v. 12 n. 25 (2022)

  • mai.2021 - ago.2021
    v. 11 n. 22

    A Revista PÓS número 22 ( v.11, n.22, jul. 2021) apresenta o dossiê temático "O papel: suporte da arte e da informação" sob a organização e apresentação da professora Dra. Márcia Almada. O dossiê temático deste número privilegia a linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural que pode abraçar todas as leituras e visões, pois o campo da tomada de decisões é amplo e necessita de fundamentação diversificada. Percebe-se o aspecto interdisciplinar dos artigos apresentados, possibilitando muitas leituras possíveis como históricas, materiais, artísticas e arquivísticas/colecionismo.

  • jan.2021 - abr.2021
    v. 11 n. 21

    O Vol. 11, N. 21 da Revista Pós apresenta a seção temática Artes: Afetividades, Diversidade, Narrativas e Educação, sob a organização e apresentação da Profa. Dra. Lucia Gouvêa Pimentel. A temática proporciona ampliar as reflexões em torno de narrativas, experiências e relações afetivas em pesquisa artística na educação. Devido ao grande número de submissões para a temática, a revista PÓS passou a ser quadrimestral, com publicação de três números anuais, sendo jan-abr., mai-set., out.dez de cada ano. A seção aberta apresenta contribuições sobre temas diversos, mas que apresentam conexão direta com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

  • nov.2020 - jan.2021
    v. 10 n. 20

    O v.10, n. 20 da revista PÓS conta com a seção temática “Artes e experiências interartes na Educação”, sob a organização e apresentação da Profa. Dra. Lucia Gouvêa Pimentel. A seção temática deste número contempla os seguintes eixos temáticos: experiências interartes na educação com ênfase nas práticas; imbricações e relações em pesquisa; e histórias, memórias e políticas em artes e seu ensino/aprendizagem formal e não formal. A seção aberta apresenta contribuições sobre temas diversos, mas que apresentam conexão direta com as linhas de pesquisa do Programa.

    Este número da revista contou com o financiamento da FAPEMIG para custeio da diagramação e da revisão dos textos publicados.

  • Este número apresenta, além das seções abertas, a seção temática " Sistemas Poéticos Artificiais ", sob a organização e apresentação da Profa. Dra. Marília Lyra Bergamo.

    mai-out
    v. 10 n. 19 (2020)

    Este número apresenta, além das seções abertas, a seção temática " Sistemas Poéticos Artificiais ", sob a organização e apresentação da Profa. Dra. Marília Lyra Bergamo.

     

  • nov.2019 - abr.2020
    v. 9 n. 18

    Este número apresenta, além das seções abertas, a seção temática "Práticas colaborativas nas Artes Visuais", sob a organização e apresentação da Profa. Dra. Magali Melleu Sehn.

  • mai.2019 - out.2019
    v. 9 n. 17

    Com interesse nas pesquisas desenvolvidas no interior do campo da Arte, a Revista da Pós apresenta nesta edição um amplo leque de reflexões sobre as áreas de Cinema, Fotografia, Dança, Teatro, Artes Visuais e Videoinstalações interativas.

    Editores: Ana Cristina Carvalho Pereira, Magali Melleu Sehn e Ricardo Carvalho de Figueiredo.

  • V.8, N.16: nov.2018 - abr.2019

    Este número traz como temática: “CARTOGRAFIA: Percursos Formativos em Dança”, relacionados à área de ensino de Dança no contexto escolar e / ou a outros contextos formativos, à formação inicial e continuada de professores de Dança, a experiências que considerem processos de ensino e aprendizagem em Dança ou a políticas públicas educacionais referentes à inserção da dança no contexto escolar. Como editora convidada deste número, contamos com a Profa. Dra. Ana Cristina Carvalho Pereira, professora do Curso de Dança e da Pós-graduação em Artes da EBA-UFMG.

    Neste n. 16, também publicamos artigos em diversas áreas da arte na seção de temática livre como fizemos nos números anteriores.

  • V.8, N.15: mai.2018 - out.2018

    O tema deste número é o Teatro Latino-americano, e se justifica pela necessidade de promover o
    debate sobre a América Latina e sua produção cênica, reunindo artigos que possam oferecer
    olhares diversos sobre uma produção igualmente diversa.

    Também há artigos em temáticas livres que  compõem a seção aberta, dentre eles destacamos a tradução de textos inéditos de autores estrangeiros ao português contribuindo para a disseminação dos mesmos no meio acadêmico brasileiro.

    Editores: Mariana Lima Muniz e Maurilio Andrade Rocha.

  • V.7, N.14: nov.2017 - abr.2018

    Neste da Revista Pós, propusemos como seção temática Arte e Experiência Interartes na Educação. Essa linha abrange pesquisas em nível de pós-graduação na área de formação de professores de Artes, em metodologias de ensino-aprendizagem em Arte (presencial e a distância) e em ensino-aprendizagem de Arte com tecnologias contemporâneas, podendo essas pesquisas seremrealizadas em contexto escolar e/ou em outros contextos formativos. Também contempla pesquisas em nível de pós-graduação envolvendo políticas públicas educacionais referentes à inserção da Arte na escola.

    Recebemos vários artigos nacionais e internacionais sobre o tema demonstrando a força que a discussão no campo da pedagogia das artes tem alcançado atualmente. Em um momento em que as políticas públicas se encontram em contínua mudança e em que o diálogo com a sociedade e as organizações de classe não se confirma plenamente, acreditamos que a pesquisa e a reflexão sobre a prática pedagógica em arte, em seus diversos contextos educacionais, é importante e urgente.

    Editores: Mariana Lima Muniz e Maurilio Andrade Rocha.

  • V.7, N.13: mai.2017 - oct.2017

    Este número está dividido entre seção temática (Narrativas sobre Universalidade na Arte) e uma seção aberta. Na seção aberta, depois de selecionados os artigos, observamos uma concentração dos mesmos em temas recorrentes e optamos por dividi-los segundo duas linhas de pesquisa do nosso Programa: Cinema e Artes Visuais, Plásticas e Interartes.

    Nesta edição inauguramos a seção Carta aos Editores. As cartas devem oferecer comentários ou críticas sobre temas emergentes ou sobre material publicado na Revista Pós.

    Editores convidados: Rodrigo Vivas, Sylvia Furegatti e Marco Pasqualini.

  • V.6, N.12: nov.2016 - abr.2017

    O tema deste número é "O cinema à sombra da História", com 15 trabalhos selecionados e organizados em três grupos: (1) Cinema de Arquivo, (2) Pesquisas sobre Cinema Brasileiro e (3) Teoria Crítica do Imaginário. Além da seção temática o número também conta com uma seção aberta, com cinco artigos sobre artes plásticas e teatro.

    Editor convidado: Luiz Nazario.

  • V.6, N.11: mai.2016 - out.2016

    O tema deste número é "Ficções da verdade: histórias de si e do outro", cuja edição nasceu do interesse de investigar a biografia e suas múltiplas configurações contemporâneas. Transversal a diversas áreas do conhecimento, o universo conceitual ligado ao domínio da biografia nos interessa como um campo transdisciplinar, híbrido em sua natureza, que desafia fronteiras na literatura, na arte contemporânea e na produção audiovisual.

    Editores convidados: Mabe Bethônico e Eduardo de Jesus

  • V.5, N.10: nov.2015 - abr.2016

    O tema deste número é Interatividade na Arte Contemporânea, de modo a abordar uma temática que atravesse todas as linhas de pesquisa contempladas do Programa de Pós-graduação em Artes – PPG Artes da EBA/UFMG, a saber: Artes da Cena, Arte e Experiência Interartes na Educação, Artes Visuais, Plásticas e
    Interartes, Cinema, Poéticas Tecnológicas e Preservação do Patrimônio.

    Editores: Mariana Lima Muniz e Marcelo Rocco

  • V.5, N.9: mai.2015 - out.2015

    O número 09 da Revista Pós tem como seu tema principal o artista pesquisador e suas possíveis contribuições para as ciências humanas. Sob a forma de uma constelação móvel de enunciados, a pesquisa em arte propicia ao artista teorizar o sentido e o posicionamento de sua prática frente a um conjunto de disciplinas — a história, a filosofia, a estética, a antropologia, a psicanálise, a invenção e, naturalmente, a arte — bem como a um contexto discursivo e visual que o envolve cultural e socialmente.

    Editora convidada: Patricia Franca-Huchet

  • V.4, N.8: nov.2014 - abr.2015

    A proposta da oitava edição da revista PÓS: converge para um debate atualizado em
    torno do interstício da curadoria, da teoria-crítica e da preservação por meio de uma percepção ampliada.

    Editora: Yacy-Ara Froner

1-25 de 32