Jogos virtuais no ensino de língua espanhola
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.2.1.22-25Abstract
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) passaram a exercer um papel de grande relevância nas mais diversasesferas do nosso cotidiano. A mediação digital vem modificando aspectos da produção, da comunicação e, assim,remodelando também atividades cognitivas como “a escrita, a leitura, a visão e a elaboração de imagens [...] o ensino e oaprendizado, [têm sido] reestruturados por dispositivos técnicos inéditos, [e] estão ingressando em novas configuraçõessociais” (LÉVY, 1998). Desse modo, o ensino e a aprendizagem sofrem os impactos gerados por essas mudanças. Autilização dos computadores no ensino tornou-se difundida na escola, e esse uso suscita uma redefinição da função dodocente e de novos modos de acesso ao conhecimento. Nesse contexto, os jogos virtuais amplamente difundidos vem sendotema de diversos estudos (GEE, 2003; SIKES; OSKOZ; THORNE, 2008; VALENTE; MATTAR; 2007). Este trabalhoapresenta possibilidades didáticas para o uso de jogos virtuais no ensino de língua espanhola.References
BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Trad: José Garcez Palha. Cotovia: Lisboa, 1990.
CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. Trad. Guido de Almeida. 3. ed. São Paulo: Summus, 1987.
GEE, J. P. What video games have to teach us about learning and literacy. New York: Palgrave MacMillan, 2003.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This is an open access article that allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium as long as the original article is properly cited.