A respeito da construção semiótica do sentido do bullying e do cyberbullying

Autores

  • Ana Cristina Fricke Matte SEMIOTEC/FALE/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.1.2-12

Palavras-chave:

Bullying. Cyberbullying. Manipulação. Tensividade. Paixão.

Resumo

Este artigo busca, antes de trazer conclusões, levantar pontos para reflexão. O termo cyberbullying tem sido usado para distinguir o bullying realizado diretamente entre as pessoas do bullying mediado por computadores em rede. Com base na teoria semiótica, discutimos a relação entre os dois termos tendo em vista lançar algumas luzes sobre essa diferenciação e possíveis consequências práticas do seu uso em relação à construção do sujeito na sociedade atual: os modelos tensivos por trás da construção do efeito de sentido de bullying e as estratégias de manipulação que conduzem a um bullying bem ou mal sucedido. Trata-se de refletir, portanto: até que ponto o bullying e o cyberbullying são problemas diferentes?

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Biografia do Autor

Ana Cristina Fricke Matte, SEMIOTEC/FALE/UFMG

Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Referências

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Publicado

23-07-2012

Como Citar

MATTE, A. C. F. A respeito da construção semiótica do sentido do bullying e do cyberbullying. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 1, p. 2–12, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.1.2-12. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16604. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Análise Semiótica da Comunicação

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