Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional

Autores

  • Carlos Henrique Silva de Castro UFMG

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.2.48-54

Palavras-chave:

Educação a distância. Design Instrucional. Diálogo.

Resumo

Este trabalho é fruto de observações possibilitadas por duas pesquisas de pós-graduação, sendo uma de mestrado e outra de especialização. O nosso objetivo é apresentar orientações sobre as diversas etapas que envolvem a construção e o acompanhamento de cursos on-line sem termos, entretanto, a pretensão de esgotar as possibilidades pedagógicas. Pretendemos, assim, contribuir para a construção de comunidades interativas com resultados significativos em aprendizagem. Dividimos o trabalho em 5 seções que tratam de: planejamento; afetividade; abordagem pedagógica; avaliações e, ao fim, ferramentas para o diálogo, sendo que, no que diz respeito às ferramentas, limitamo-nos aos chats e aos fóruns, por serem estas as pesquisadas por este autor. A iniciativa de se desenvolver um trabalho nesses moldes se dá por acreditarmos que relatos de boas práticas e de observações científicas podem contribuir positivamente para a educação, bem como para outros setores da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Silva de Castro, UFMG

Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais, é mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA de Belo Horizonte com pesquisa sobre produção linguística em ambientes virtuais com vistas à formação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem (2009-2010). É bacharel e licenciado em Letras/Português pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000-2005). É Especialista em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia pelo Centro Universitário UNA de Belo Horizonte (2007-2008) e em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (2008-2009). É tutor de graduação na FALE/UFMG pelo projeto REUNI. Interessa-se pela formação de comunidades virtuais de aprendizagem, pelo uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação na educação e pelo ensino de Português.

Referências

BRAGA, Dilma Bustamante; FRANCO, Lúcia Regina Horta Rodrigues. Análise das emoções em ambientes de aprendizagem virtual. 2007. Disponível em: http://www.ead.unifei.edu.br/~teleduc/cursos/aplic/material/. Acesso em: 28 jun. 2008.

CAMPOS, Fernanda C. A.; ROCHA, Ana Maria da; CAMPOS, Gilda H. B. de. Design Instrucional e Construtivismo: em busca de modelos para o desenvolvimento de software. Rio de Janeiro: Universidade Santa Úrsula, 1998. Disponível em: http://lsm.dei.uc.pt/ribie/docfiles/txt200342319538250M.PDF. Acesso em 10 abr. 2012.

CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Emergência de comunidades virtuais de aprendizagem engajadas: quando questões identitárias (não) resultam em diálogo. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, Instituto de Educação Continuada, Pesquisa e Extensão, Centro Universitário UNA, Belo Horizonte. 191f. 2010. Disponível em: http://www.mestradoemgsedl.com.br/wp-content/uploads/2010/06/Dissertacao-carlos.pdf. Acesso em 10 abr. 2012.

CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Proposta de design instrucional do curso livre “Uso pedagógico do portal Auge Educacional”. 2009. UNIFEI. Orientador Dr. Fernando das Graças Braga da Silva. Itabira/MG. 68p. Monografia.

FRANCO, Lúcia Regina Horta Rodrigues; BRAGA, Dilma Bustamante; MACHADO, Ana Lúcia Lima; et al. Processos de interação e comunicação. 2007. Disponível em: http://www.ead.unifei.edu.br/~livrodigital/geraLivro.php?codLivro=165&codCap=316. Acesso em: 11 jun. 2009.

FRANCO, Lúcia Regina Horta Rodrigues; SALOMON, Eliana de Fátima Souza; BRAGA, Dilma Bustamante. Conceituando avaliação. 2008. Disponível em: http://www.ead.unifei.edu.br/~livrodigital/geraLivro.php?codLivro=182&codCap=253. Acesso em 13 jun. 2009.

KENSKI, Vani Moreira. Gestão e uso das mídias em projetos de educação a distância. Ecurriculum: PUC São Paulo. São Paulo. Vol. 1, n° 1, dez-jul/2005-2006. Disponível em: http://www.pucsp.br/ecurriculum/artigos_v_1_n_1_dez_2005/vanikenskiartigo.pdf. Acesso em 03 jul. 2009.

Downloads

Publicado

2012-11-07

Como Citar

CASTRO, C. H. S. de. Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 2, p. 48–54, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.2.48-54. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16617. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia