Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.2.48-54Mots-clés :
Educação a distância. Design Instrucional. Diálogo.Résumé
Este trabalho é fruto de observações possibilitadas por duas pesquisas de pós-graduação, sendo uma de mestrado e outra de especialização. O nosso objetivo é apresentar orientações sobre as diversas etapas que envolvem a construção e o acompanhamento de cursos on-line sem termos, entretanto, a pretensão de esgotar as possibilidades pedagógicas. Pretendemos, assim, contribuir para a construção de comunidades interativas com resultados significativos em aprendizagem. Dividimos o trabalho em 5 seções que tratam de: planejamento; afetividade; abordagem pedagógica; avaliações e, ao fim, ferramentas para o diálogo, sendo que, no que diz respeito às ferramentas, limitamo-nos aos chats e aos fóruns, por serem estas as pesquisadas por este autor. A iniciativa de se desenvolver um trabalho nesses moldes se dá por acreditarmos que relatos de boas práticas e de observações científicas podem contribuir positivamente para a educação, bem como para outros setores da sociedade.
Téléchargements
Références
BRAGA, Dilma Bustamante; FRANCO, Lúcia Regina Horta Rodrigues. Análise das emoções em ambientes de aprendizagem virtual. 2007. Disponível em: http://www.ead.unifei.edu.br/~teleduc/cursos/aplic/material/. Acesso em: 28 jun. 2008.
CAMPOS, Fernanda C. A.; ROCHA, Ana Maria da; CAMPOS, Gilda H. B. de. Design Instrucional e Construtivismo: em busca de modelos para o desenvolvimento de software. Rio de Janeiro: Universidade Santa Úrsula, 1998. Disponível em: http://lsm.dei.uc.pt/ribie/docfiles/txt200342319538250M.PDF. Acesso em 10 abr. 2012.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Emergência de comunidades virtuais de aprendizagem engajadas: quando questões identitárias (não) resultam em diálogo. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, Instituto de Educação Continuada, Pesquisa e Extensão, Centro Universitário UNA, Belo Horizonte. 191f. 2010. Disponível em: http://www.mestradoemgsedl.com.br/wp-content/uploads/2010/06/Dissertacao-carlos.pdf. Acesso em 10 abr. 2012.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Proposta de design instrucional do curso livre “Uso pedagógico do portal Auge Educacional”. 2009. UNIFEI. Orientador Dr. Fernando das Graças Braga da Silva. Itabira/MG. 68p. Monografia.
FRANCO, Lúcia Regina Horta Rodrigues; BRAGA, Dilma Bustamante; MACHADO, Ana Lúcia Lima; et al. Processos de interação e comunicação. 2007. Disponível em: http://www.ead.unifei.edu.br/~livrodigital/geraLivro.php?codLivro=165&codCap=316. Acesso em: 11 jun. 2009.
FRANCO, Lúcia Regina Horta Rodrigues; SALOMON, Eliana de Fátima Souza; BRAGA, Dilma Bustamante. Conceituando avaliação. 2008. Disponível em: http://www.ead.unifei.edu.br/~livrodigital/geraLivro.php?codLivro=182&codCap=253. Acesso em 13 jun. 2009.
KENSKI, Vani Moreira. Gestão e uso das mídias em projetos de educação a distância. Ecurriculum: PUC São Paulo. São Paulo. Vol. 1, n° 1, dez-jul/2005-2006. Disponível em: http://www.pucsp.br/ecurriculum/artigos_v_1_n_1_dez_2005/vanikenskiartigo.pdf. Acesso em 03 jul. 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.