O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidades

Autores

  • Renilze de B. A. dos Santos Ferreira FAFIRE
  • Obionor Nobrega UFRPE
  • Celso Roberto Perez UFPE

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.1.28-42

Palavras-chave:

Blog. Processo de ensino. Aprendizagem. Avaliação

Resumo

O trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no curso de mídias na educação, em nível de especialização, a qual buscou inserir estudantes da área de ensino nas potencialidades tecnológicas disponibilizadas na Internet, especificamente a ferramenta blog, para que os mesmos pudessem ampliar a visão quanto ao uso de novos recursos para o contexto do ensino. A pesquisa foi realizada numa faculdade do Recife, em 2012, com estudantes de graduação em pedagogia nas disciplinas: Didática (4º período) e Relações Humanas (7º período) durante um semestre letivo (4 meses – 32h/a); e numa turma de Especialização em Microbiologia, disciplina Didática do Ensino Superior, em 1 mês (32h/a). A pesquisa objetivou descrever as concepções pedagógicas de futuros educadores, na vivência do uso do “blog”, como instrumento didático ao contexto educacional na perspectiva do ensino, para aprendizagem e ao processo avaliativo. Os instrumentos de análise foram: depoimentos orais dos alunos, em classe; análise dos blogs dos referidos alunos pela docente; questionário aplicado aos alunos após a atividade. Os resultados direcionaram para um olhar analítico, de valor significativo quanto o uso do “blog” como instrumento pedagógico, identificando pontos negativos e exitosos, ressaltou-se a ação do aluno considerando sua inserção social atualizada com novas tecnologias, numa postura autônoma. Portanto, o blog torna-se instrumento útil, ampliando as possibilidades pedagógicas do ensino, aprendizagem e avaliação, todavia desafiante pela volatilidade das tecnologias, diante de novas ferramentas que surgem, requerendo do educador flexibilidade em suas ações.

Biografia do Autor

  • Renilze de B. A. dos Santos Ferreira, FAFIRE

    Pedagoga pela UFPE; Mestra em Educação pela UFPE; Especialista em Mídias da Educação pela UFRPE; Técnica em Estatística pelo CIASD-PE; Licenciada em Educação Religiosa pelo STEM-PE.

    Professora do Departamento de Pedagogia da Fafire; Área - Didática e Relações Humanas em Educação.

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Publicado

11-06-2013

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

Como Citar

O uso do blog no processo de formação pedagógica: desafios e possibilidades. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 6, n. 1, p. 28–42, 2013. DOI: 10.17851/1983-3652.6.1.28-42. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16628. Acesso em: 18 dez. 2024.

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