O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook

Autores

  • Elaine Teixeira da Silva Universidade Candido Mendes

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.2.76-85

Palavras-chave:

Ensino de Língua Espanhola, TIC, Web 2.0, Facebook, EaD.

Resumo

RESUMO: Este artigo tem por objetivo mostrar as possibilidades que as novas Tecnologias da Informação e Comunicação digitais, auxiliadas pela Web 2.0, oferecem ao ensino e aprendizagem de Língua Espanhola tanto dentro como fora da sala de aula. Utilizou-se a rede social Facebook, por ter grande número de usuários que nela passam significativa parte de seu tempo navegando, seja conversando com amigos, seja publicando seus comentários, seja curtindo fotos, páginas, participando de grupos e/ou comunidades. Essa rede social virtual também permite que o professor encontre ferramentas que o ajudarão na tarefa de ensinar, ao mesmo tempo em que permite ao aluno desenvolver autonomia para (re)aprender a pensar. Demonstra-se que o Facebook apresenta características da EaD e, portanto, pode ser considerado um instrumento adicional disponível para essa modalidade de ensino.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Língua Espanhola; TIC; Web 2.0; Facebook; EaD.

 

ABSTRACT: This article aims to describe the possibilities provided by the use of new digital Information and Communication Technologies (ICT), aided by Web 2.0, on Spanish teaching both inside and outside classroom. We analyzed the social network Facebook because it has a large number of users who spend a significant amount of time on the site chatting with friends, posting comments, liking photos and profiles and participating in groups. This social network also provides teaching tools that will help students to develop their autonomy to (re) learn how to think. It is shown that Facebook presents EaD characteristics and therefore can be considered an additional tool on language teaching and education.

KEYWORDS: Spanish Language Teaching; ICT; Web 2.0; Facebook; Distance Education.

Biografia do Autor

  • Elaine Teixeira da Silva, Universidade Candido Mendes
    Aluna Especial no programa de Mestrado em Cognição e Linguagem da Univerdiade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro(UENF). Especialização em andamento em Ensino de Língua Espanhola pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Especialista em Estudos de Língua Portuguesa de Literatura Brasileira. Graduada em Letras Português/Espanhol.

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Publicado

07-10-2014

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

Como Citar

O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 7, n. 2, p. 76–85, 2014. DOI: 10.17851/1983-3652.7.2.76-85. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16675. Acesso em: 19 dez. 2024.

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