O ensino de língua espanhola mediado pelas novas tecnologias: da sala de aula ao Facebook
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.2.76-85Palavras-chave:
Ensino de Língua Espanhola, TIC, Web 2.0, Facebook, EaD.Resumo
RESUMO: Este artigo tem por objetivo mostrar as possibilidades que as novas Tecnologias da Informação e Comunicação digitais, auxiliadas pela Web 2.0, oferecem ao ensino e aprendizagem de Língua Espanhola tanto dentro como fora da sala de aula. Utilizou-se a rede social Facebook, por ter grande número de usuários que nela passam significativa parte de seu tempo navegando, seja conversando com amigos, seja publicando seus comentários, seja curtindo fotos, páginas, participando de grupos e/ou comunidades. Essa rede social virtual também permite que o professor encontre ferramentas que o ajudarão na tarefa de ensinar, ao mesmo tempo em que permite ao aluno desenvolver autonomia para (re)aprender a pensar. Demonstra-se que o Facebook apresenta características da EaD e, portanto, pode ser considerado um instrumento adicional disponível para essa modalidade de ensino.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Língua Espanhola; TIC; Web 2.0; Facebook; EaD.
ABSTRACT: This article aims to describe the possibilities provided by the use of new digital Information and Communication Technologies (ICT), aided by Web 2.0, on Spanish teaching both inside and outside classroom. We analyzed the social network Facebook because it has a large number of users who spend a significant amount of time on the site chatting with friends, posting comments, liking photos and profiles and participating in groups. This social network also provides teaching tools that will help students to develop their autonomy to (re) learn how to think. It is shown that Facebook presents EaD characteristics and therefore can be considered an additional tool on language teaching and education.
KEYWORDS: Spanish Language Teaching; ICT; Web 2.0; Facebook; Distance Education.
Downloads
Referências
ABIO, G. Una aproximación a las infografías y su presencia en los libros de enseñanza de español para brasileños. Marcoele – Revista de Didáctica Español como Lengua Extranjera, n. 18, 2014.
CAMINOS Y SUEÑOS. Disponível em: https://www.facebook.com/CaminosESuenos?fref=ts. Acesso em: 05 nov. 2014. COX, K. K. Informática na educação escolar. 2ª ed.. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v. 87).
DE PAULI, Ricardo de. Web 2.0 na Educação. 24 mai. 2014. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2014. FACEBOOK. Disponível em: http://depauliric.blogspot.com.br/. Acesso: em 05 nov. 2014.
GIBSON, William. Neuromancer, 1984 apud LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu Costa. São Paulo: Editora 34, 1999. p. 92. Digitalizado em 2002. Disponível em: https://www.facebook.com/ Acesso em: 12 jan. 2014.
GÓMEZ, M.; ROSES, S.; FARÍAS; P. El uso académico de las redes sociales en universitarios. Comunicar, N. 38, Vol. XIX, 2012, [En línea] Revista Científica de Educomunicación. ISSN: 1134-3478. Año 2012. p. 131-138. Disponible en: http://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=38&articulo=38-2012-16. Acesso em: 09 mar. 2014.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu Costa. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 1999.
LINKEDIN. Disponível em: https://www.linkedin.com/. Acesso: em 05 nov. 2014.
MATTAR, J. Guia de educação a distância. São Paulo: Cengage Learning: Portal Educação, 2011.
MATTAR, J. De Mattar [Resenha de PRENSKY, Marc. Digital game-based learning: practical ideas for the application of digital game-based learning. St. Paul, MN: Paragon House, 2007]. 24 jan. 2009. Disponível em: http://joaomattar.com/blog/2009/01/24/digital-game-based-learning/. Acesso em: 12 set. 2014.
ORKUT. Disponível em: https://orkut.google.com/. Acesso: em 05 nov. 2014.
PALAZZO, L. A. M.; LINDNER; L. H. Redes sociais temáticas como ambientes colaborativos. In: ULBRICHT, V. R.;VANZIN. T.; QUEVEDO, R. P. de. (Orgs.) Conceitos e Práticas em Ambiente Virtual de Aprendizagem Inclusivo. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014, p. 298-313.
PRENSKY, Marc. Digital game-based learning: practical ideas for the application of digital game-based learning. St. Paul, MN: Paragon House, 2007 apud De Mattar [Resenha de PRENSKY, Marc. Digital game-based learning: practical ideas for the application of digital game-based learning. St. Paul, MN: Paragon House, 2007]. 24 jan. 2009. Disponível em: http://joaomattar.com/blog/2009/01/24/digital-game-based-learning/. Acesso em: 12 set. 2014.
PODCAST. Disponível em: http://mundopodcast.com.br/. Acesso: em 05 nov. 2014.
PREZI. Disponível em: http://prezi.com/. Acesso: em 05 nov. 2014.
RECUERO, R Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SILVA, Elaine Teixeira da. La enseñanza de idiomas mediado por el ciberespacio: el uso de las redes sociales como aporte de la enseñanza. ENCONTRO VIRTUAL DE DOCUMENTAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE – EVIDOSOL, 11.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA ONLINE – CILTEC-Online, 8. jun. 2014, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, jun. 2014. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/issue/view/321/showToc. Acesso em: 28 de jun. 2014.
TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac, 2010.
TWITTER. Disponível em: https://twitter.com/. Acesso: em 05 nov. 2014.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani F. Da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
WEBQUEST. Disponível em: http://www.webquestfacil.com.br/. Acesso: em 05 nov. 2014.
WIKIS. Disponível em: https://www.wikispaces.com/. Acesso: em 05 nov. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.