Tecnologias de Informação e Comunicação e formação docente em Letras: uma análise qualitativa da legislação brasileira e portuguesa

Autores

  • Fabiana Diniz Kurtz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.8.2.79-93

Palavras-chave:

TIC, formação de professores, legislação brasileira, legislação portuguesa.

Resumo

RESUMO: Estudos (ALMEIDA, 2008; COSTA, 2007; JONASSEN, 2000; KURTZ, 2015) têm colocado o papel das tecnologias educacionais lado a lado a questões históricas e legais na área, questionando a ênfase atribuída ao aparelhamento das instituições educacionais e o uso instrumental das tecnologias, que fazem com que estudantes sejam orientados a aprender unicamente “sobre” e não “com” esses recursos, sem maiores preocupações pedagógicas e sociais. Tendo a abordagem histórico-cultural vigotskiana como eixo teórico (VIGOTSKI, 2007; 2008), o objetivo desta pesquisa é verificar de que forma as tecnologias são concebidas em documentos oficiais que pautam a educação e a formação docente em Letras no Brasil e em Portugal. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo com base na análise textual discursiva (MORAES & GALIAZZI, 2011), da legislação educacional brasileira e portuguesa, em um processo de unitarização e categorização dos textos. Os resultados sugerem indícios de contato e distanciamento entre as legislações, com desdobramentos bastante peculiares nos dois países, evidenciando que esses documentos devam ser profundamente conhecidos e discutidos pelos docentes de modo que as tecnologias sejam parte da formação de professores de línguas, não unicamente pelo fato de ser uma obrigação legal e sim pela necessidade pedagógica e emancipatória do sujeito, coerentemente com a concepção de ensino e aprendizagem adotada.

PALAVRAS-CHAVE: TIC; formação de professores; legislação brasileira; legislação portuguesa.

 

ABSTRACT: Studies (ALMEIDA, 2008; COSTA, 2007; JONASSEN, 2000; KURTZ, 2015) have placed the role of educational technologies side by side to historical and legal issues in the field, questioning the emphasis given to the equipping of schools and instrumental use of technologies that lead students to learn only "about" but not "with" these technologies without greater pedagogical and social concerns. Having Vygotskian social-historical approach as theoretical support (VIGOTSKI, 2007; 2008), the main objective of this research is to verify how technologies are designed in official documents that guide education and language teacher education in Brazil and Portugal. For this purpose, a qualitative research based on discourse textual analysis (MORAES & GALIAZZI, 2011) was carried out in a process of textual unitarization and categorization. Results suggest contact and distance elements between the laws, with quite peculiar developments in both countries, showing that these documents should be deeply known and discussed by teachers so that technologies are part of language teacher education not only because it is a legal obligation, but also an educational and emancipatory need, consistent with teaching and learning conception adopted.

KEYWORDS: ICT; teacher education; Brazilian legislation; Portuguese legislation.

Biografia do Autor

  • Fabiana Diniz Kurtz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

    Departamento de Humanidades e Educação

    Curso de Letras

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Educação e tecnologias no Brasil e em Portugal em três momentos de sua história. Educação, Formação & Tecnologias, vol. 1, n. 1, maio 2008.

COSTA, F. A. Tecnologias em educação – um século à procura de uma identidade. In: COSTA, F. A.; PERALTA, H.; VISEU, S. (Orgs.). As TIC na educação em Portugal: concepções e práticas. Porto, Porto Editora, 2007.

DAMASCENO, H. L. C., BONILLA, M. H. S., PASSOS, M. S. C. Inclusão digital no Proinfo Integrado: perspectivas de uma política governamental. Inclusão Social, IBICT, Brasília, vol. 5, n. 2, p. 32-42, 2012.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 5 ed. Campinas: Autores Associados, 2002.

GREGIO, B. M. A. O uso das TICs e a formação inicial e continuada de professores do ensino fundamental da escola pública estadual de Campo Grande/MS: uma realidade a ser construída. Dissertação (mestrado) – Universidade Católica Dom Bosco/MS. Educação, 2005, 358f.

JONASSEN, D. H. Computadores, ferramentas cognitivas: desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Porto Editora, 2000.

KURTZ, F. D. Tópicos e procedimentos de pesquisa publicados em e-journals: uma análise de gênero em artigos eletrônicos de Lingüística Aplicada. Vidya (Santa Maria), v. 26, 2008.

KURTZ, F. D. As Tecnologias de Informação e Comunicação na formação de professores de línguas à luz da abordagem histórico-cultural de Vigotski. Tese (doutorado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Educação nas Ciências, 2015, 279f.

MALDANER, O. A. Formação de professores para um contexto de referência conhecido. In: NERY, B. K.; MALDANER, O. A. (Orgs.). Formação de professores: compreensões em novos programas e ações. Ijuí, RS: Ed. UNIJUI, 2014, p. 15-41.

MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, vol. 108, n. 6, 2006. Disponível em: http://punya.educ.msu.edu/publications/journal_articles/mishra-koehlertcr2006.pdf. Acesso em: 12 jan. 2015.

MORAES, M. C. Informática educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas. Revista Brasileira de Informática na Educação, no. 1, 1997.

MORAES, R., GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. rev. Ijuí, RS: Ed. UNIJUI, 2011.

PAIVA, V. L. M. O. A formação do professor para uso da tecnologia. In: SILVA, K. A.; DANIEL, F. G.; KANEKO-MARQUES, S. M.; SALOMÃO, A. C. B. (Orgs.). A formação de professores de línguas: Novos Olhares - Volume 2. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013. p. 209-230.

PAPERT, S. The children’s machine: rethinking school in the age of the computer. New York, Basic Books, 1993.

PINTASSILGO, J.; OLIVEIRA, H. A formação inicial de professores em Portugal: reflexões em torno do atual modelo. Revista Contemporânea de Educação, vol. 8, n. 15, 2013.

VIEIRA, A. M. D. P., GOMIDE, A. G. V. História da formação de professores no Brasil: o primado das influências externas. In: VOSGERAU, D. S. R., ENS, R. T., CASTELEINS, V. L. (Orgs.). Anais do VIII Congresso Nacional de Educação: formação de professores (edição internacional). Anais do III Congresso Ibero-Americano sobre Violência nas Escolas. Curitiba, Champagnat, 2008.

VIGOTSKI, L. S. (1896-1934). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª edição, São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes (4ª edição), 2008.

VOELCKER, M. D. Tecnologias digitais e a mudança de paradigma na educação: a aprendizagem ativa dos educadores como favorecedora de diferenciação e sustentação da mudança. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE), Porto Alegre, RS: UFRGS, 2012.

WERTSCH, J. V. Vygotsky and the social formation of mind. President and Fellows of Harvard College, 1985.

WERTSCH, J. V. Commentary on: deliberation with computers: exploring the distinctive contribution of new technologies to collaborative thinking and learning. International Journal of Educational Research, vol. 39, 2003, p. 899-904.

Downloads

Publicado

16-12-2015

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

Como Citar

Tecnologias de Informação e Comunicação e formação docente em Letras: uma análise qualitativa da legislação brasileira e portuguesa. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 8, n. 2, p. 79–93, 2015. DOI: 10.17851/1983-3652.8.2.79-93. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16702. Acesso em: 19 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

11-20 de 532

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.