A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos

Autores

  • Maria Helena Ançã Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.8.2.94-106

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, promoção e difusão, formação de professores de Português

Resumo

RESUMO:O interesse atual pela promoção e difusão da Língua Portuguesa e pela sua internacionalização tem conduzido a diferentes iniciativas, em diferentes contextos, nomeadamente no acadêmico. Assim, tendo em conta que os professores de Português são agentes decisivos no processo de difusão da língua, foi realizado um estudo com o objetivo de conhecer a perspetiva de futuros professores de Português sobre esta questão. Para o efeito, foi passado um questionário em três Universidades (Portugal, Brasil e Cabo Verde), tendo os dados sido tratados na Universidade portuguesa, com recurso ao programa informático NVivo10. Os resultados apontam para a nítida consciência da importância que estes sujeitos têm da difusão da LP, mas da pouca convicção que cada um tem sobre si neste processo. Como conclusão, é sublinhado que a formação de professores de Português terá de integrar uma abordagem mais lata que contemple questões de políticas linguísticas, com o reconhecimento das diferentes dimensões que a LP comporta.

PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; promoção e difusão; formação de professores de Português.

 

ABSTRACT: The current interest in the promotion and diffusion of the Portuguese language (PL) and in its internationalization has led to various initiatives in different contexts, particularly in the academic one. Thus, given that PL teachers are decisive agents in this dissemination process, a study has been carried out in order to ascertain the standpoint of future PL teachers. To this end, a questionnaire was distributed in three Universities (Portugal, Brazil and Cape Verde), and the data was treated in the Portuguese university, using the NVivo10 software program. The results indicate that these students have a clear awareness of the importance of spreading the PL, but little conviction about their role in this process. The findings emphasize the need to integrate in the training of PL teachers a broader and contemporary approach addressing language policy issues, acknowledging the different dimensions comprising the PL.

KEYWORDS: Portuguese language; promotion and diffusion; training of Portuguese language teachers.

Biografia do Autor

  • Maria Helena Ançã, Universidade de Aveiro
    Nacionalidade portuguesa, nascida em Lisboa. Professora Associada com Agregação do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (UA). Licenciada em Linguística/Filologia Românica (1976), pela Faculdade de Letras de Lisboa, fez um Diplôme d'Etudes Approfondies em Linguística e Didática de Línguas (1981) na Universidade de Grenoble III. Doutorou-se na UA (1991), em Ciências da Educação/Didática do Português, apresentando as provas de Agregação (2009) em Educação, na mesma Universidade. Integra, desde o seu início, o Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores/CIDTFF. Coordena (com Cristina Sá) o Laboratório de Investigação em Educação em Português/LEIP (www.ua.pt/cidtff/leip), sendo responsável pela segunda linha de investigação: Português Língua Não Materna/PLNM e variação (a. Português, língua de acolhimento, em contexto educativo português/Português, língua oficial, em contextos educativos africano, americano e asiático; b. Apropriação da variedade normalizada por locutores/aprendentes de outras variedades de Português). Tem participado e coordenado projetos nacionais e internacionais no âmbito da Educação em Línguas/Português. Integrou ainda o grupo PLNM, do Departamento de Educação Básica/Ministério da Educação. Tem orientado dissertações/relatórios de mestrado, teses de doutoramento, estágios de pós-doc nos seguintes domínios: Consciência (Meta)linguística, Variedades do Português, Representações da LP e Educação Intercultural, Folk Linguistics, Políticas linguísticas para o Português, Educação em Português e Migrações, Português e (ou) Espanhol - perspetivas didáticas e valor económico. Autora de diversas publicações, apresenta regularmente os seus trabalhos em congressos nacionais e internacionais.

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Publicado

16-12-2015

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

Como Citar

A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 8, n. 2, p. 94–106, 2015. DOI: 10.17851/1983-3652.8.2.94-106. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16703. Acesso em: 19 dez. 2024.

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