Ethos de violência, uma reflexão discursiva sobre comunidades virtuais que agridem professores

Autores

  • Morgana Soares da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.68-91

Palavras-chave:

ethos de violência, ethos discursivo, redes sociais, comunidades virtuais, ciberviolência contra professores

Resumo

RESUMO:Este artigo investiga a questão de pesquisa Como se caracteriza o ethos de violência e quais as diferenças entre os sites de redes sociais Orkut, Facebook e Twitter, no que tange à construção desse fenômeno discursivo? Objetiva-se, portanto, analisar os diferentes níveis de ethos de violência encontrados nesses sites de redes sociais, comparando-os e categorizando seus tipos. Para tanto, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa, do tipo documental e empírico-interpretativa, com emprego do método indutivo na análise de um corpus composto por 30 páginas iniciais de sites de redes sociais. As análises dos dados fundamentam-se teoricamente na Análise do Discurso de linha francesa, com base essencialmente nas pesquisas de Maingueneau (2016, 2013, 2010, 2008, 2007, 2006, 2005, 2002, 1998, 1995), e constata três categorias dos ethos de violência, a saber: a) Ethos vinculado a representações de agressão física; b) Ethos vinculado a representações de ofensa moral; c) Ethos vinculado a representações de intolerância.

PALAVRAS-CHAVE: ethos de violência; ethos discursivo; redes sociais; comunidades virtuais; ciberviolência contra professores.

 

ABSTRACT:This article investigates the research question How is the ethos of violence characterized and what are the differences among the social networking websites Orkut, Facebook and Twitter, regarding the construction of this discursive phenomenon? The objective is to analyze the different levels of ethos of violence found in these social networking websites, comparing them and categorizing their types. For that, a qualitative, documentary and empirical-interpretative research is developed, using the inductive method in the analysis of a corpus composed of 30 initial pages of virtual social networks. The analysis of the data is theoretically based on the analysis of the French Speech Discourse, based essentially on Maingueneau's research (2016, 2013, 2010, 2008, 2007, 2006, 2005, 2002, 1998, 1995). Ethos of violence, namely: a) Ethos linked to representations of physical aggression; B) Ethos linked to representations of moral offense; C) Ethos linked to representations of intolerance.

KEYWORDS: ethos of violence; discursive ethos; social networks; virtual communities; cyberviolence against teachers.

Biografia do Autor

  • Morgana Soares da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Possui doutorado em Letras/Linguística (UFPE, 2014), mestrado em Letras/Linguística (UFPE, 2008) e licenciatura em Letras (UFPE, 2004).  Atualmente, é Professora Adjunta Curso de Licenciatura em Letras da UFRPE/UAG, atuando na graduação e no PROFLETRAS, e é integrante do Núcleo de Pesquisa em Discurso e Ensino (NUPEDE) na mesma instituição. Foi professora do Ensino Fundamental II de escolas particulares de Recife (2001 a 2007), tutora a distância (2008-2013) do e-Letras e professora substituta do Curso de Letras (2008-2009) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área da Linguística, com ênfase em Análise de Gêneros Textuais e Análise do Discurso; pesquisando sobre os temas: gêneros digitais, ethos discursivo, ethos de violência, redes sociais e EaD.

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Publicado

16-07-2018

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia

Como Citar

Ethos de violência, uma reflexão discursiva sobre comunidades virtuais que agridem professores . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 11, n. 2, p. 68–91, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.2.68-91. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16793. Acesso em: 19 dez. 2024.

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