Contrastes de gênero em uma experiência de formação e-learning no curso de professor primário da Faculdade de Educação de Albacete
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.25114Palavras-chave:
E-learning, Diferença digital de gênero, Aprendizagem em rede, Aprendizagem colaborativaResumo
E-learning, aprendizagem electrônica ou aprendizagem online refere-se à aprendizagem por meio da Internet e da tecnologia, tendo como principais benefícios a eliminação das barreiras espaço-temporais e a possibilidade de acesso à “aprendizagem ao longo da vida” ou aprendizagem permanente ao longo do vida adaptada às necessidades pessoais, sendo uma modalidade de formação que visa proporcionar flexibilidade e individualização nos processos de ensino-aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi verificar, por meio de análise estatística inferencial, se é possível rejeitar a hipótese nula de igualdade de gênero nas médias amostrais das notas como medida de desempenho acadêmico de uma segunda disciplina do Curso de Licenciatura do Ensino Fundamental. A Faculdade de Educação de Albacete lecionava com uma metodologia voltada para o treinamento E-learning com ferramentas TIC da Web 3.0, como Padlet, Socrative e Kahoot, e outra disciplina ministrada com uma metodologia mais tradicional baseada exclusivamente nas ferramentas disponibilizadas pelo campus virtual. Um método quase experimental foi usado por meio de um grupo de controle não equivalente e não foram encontradas diferenças de gênero estatisticamente significativas. Os resultados são consistentes com os dados fornecidos pelo Eurostat que confirmam um fosso digital de gênero relacionado com a baixa inscrição das mulheres nas carreiras técnicas e devem encorajar os professores a incluir, na virtualização das suas disciplinas, várias ferramentas TIC que possibilitem a transição para metodologias mais participativas e colaborativas com maior envolvimento e empenho dos alunos.
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