O envolvimento cognitivo e o desempenho acadêmico do aluno do ensino secundário no modelo Flipped Classroom na educação a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.37789

Palavras-chave:

Sala de Aula on-line, Educação a distância, Estudantes, Envolvimento cognitivo

Resumo

O envolvimento cognitivo (EC) do aluno é um pré-requisito para uma aprendizagem significativa. Este texto analisa o EC do aluno numa proposta baseada no modelo Flipped Classroom (FC) na educação a distância (EaD). Implementou-se a proposta no ensino secundário português, através de um ciclo de investigação-ação, durante a pandemia Covid-19, com aulas assíncronas e síncronas divididas em atividades conduzidas pelo professor (ACP) e atividades centradas no aluno (ACA). Com o objetivo de compreender a influência do design das atividades no EC do aluno e o impacto da proposta nos desempenhos acadêmicos dos alunos, analisaram-se os discursos dos alunos, as percepções sobre a EaD e os testes de avaliação de conhecimentos. Os resultados mostraram níveis superiores de EC do aluno nas ACA, pois estas permitiram um papel mais ativo dos alunos na construção do conhecimento, uma maior facilitação da professora e aprendizagens com os pares. Os desempenhos acadêmicos dos alunos foram superiores na EaD comparativamente ao ensino presencial, o que pode estar associado aos indicadores de EC (autopercepções positivas, autoeficácia e compreensão dos conteúdos) identificados nas percepções dos alunos. Porém, a mesma análise também identificou vários aspetos que carecem de melhoria para potenciar o modelo FC na EaD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABOU-KHALIL, V. et al. Emergency Online Learning in Low-Resource Settings: Effective Student Engagement Strategies. Education Sciences, v. 11, n. 1, p. 24, jan. 2021. DOI: 10.3390/educsci11010024. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/11/1/24. Acesso em: 16 abr. 2022.

ALIOON, Y.; DELIALIOĞLU, Ö. The effect of authentic m-learning activities on student engagement and motivation: Authentic m-learning activities. British Journal of Educational Technology, v. 50, n. 2, p. 655–668, mar. 2019. DOI: 10.1111/bjet.12559. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bjet.12559. Acesso em: 16 abr. 2022.

ALTEN, D. C. D. van et al. Effects of flipping the classroom on learning outcomes and satisfaction: A meta-analysis. Educational Research Review, v. 28, p. 100281, nov. 2019. DOI: 10.1016/j.edurev.2019.05.003. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1747938X18305694. Acesso em: 16 abr. 2022.

BOND, M. Facilitating student engagement through the flipped learning approach in K-12: A systematic review. Computers & Education, v. 151, p. 103819, jul. 2020. DOI: 10.1016/j.compedu.2020.103819. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S036013152030021X. Acesso em: 16 abr. 2022.

BOND, M.; BEDENLIER, S. Facilitating Student Engagement Through Educational Technology: Towards a Conceptual Framework. Journal of Interactive Media in Education, v. 2019, n. 1, p. 11, set. 2019. DOI: 10.5334/jime.528. Disponível em: http://jime.open.ac.uk/articles/10.5334/jime.528/. Acesso em: 16 abr. 2022.

BOWER, M.; HEDBERG, J. G. A quantitative multimodal discourse analysis of teaching and learning in a web-conferencing environment – The efficacy of student-centred learning designs. Computers & Education, v. 54, n. 2, p. 462–478, fev. 2010. DOI: 10.1016/j.compedu.2009.08.030. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0360131509002383. Acesso em: 16 abr. 2022.

BOZKURT, A.; SHARMA, R. Emergency remote teaching in a time of global crisis due to CoronaVirus pandemic. Asian Journal of Distance Education, v. 15, p. 1–6, abr. 2020. DOI: 10.5281/ZENODO.3778083. Disponível em: https://zenodo.org/record/3778083. Acesso em: 16 abr. 2022.

CARRILLO, C.; FLORES, M. A. COVID-19 and teacher education: a literature review of online teaching and learning practices. European Journal of Teacher Education, v. 43, n. 4, p. 466–487, ago. 2020. DOI: 10.1080/02619768.2020.1821184. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02619768.2020.1821184. Acesso em: 16 abr. 2022.

CLARK, R. C. Multimedia learning in e-courses. In: MAYER, R. (Ed.). The Cambridge handbook of multimedia learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. p. 589–616.

CLARK, R. C. et al. Efficiency in learning: Evidence-based guidelines to manage cognitive load. Performance Improvement, v. 45, n. 9, p. 46–47, out. 2006. DOI: 10.1002/pfi.4930450920. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/pfi.4930450920. Acesso em: 16 abr. 2022.

COUTINHO, C. P. et al. Investigação-acção: metodologia preferencial nas práticas educativas, 2009. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/. Acesso em: 16 abr. 2022.

DOVE, A.; DOVE, E. Flipping Preservice Elementary Teachers’ Mathematics Anxieties – CITE Journal. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 17, n. 3, 2017. Disponível em: https://citejournal.org/volume-17/issue-3-17/mathematics/flipping-preservice-elementary-teachers-mathematics-anxieties. Acesso em: 16 abr. 2022.

ECCLES, J. S. Engagement: Where to next? Learning and Instruction, v. 43, p. 71–75, jun. 2016. DOI: 10.1016/j.learninstruc.2016.02.003. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0959475216300160. Acesso em: 16 abr. 2022.

ENGESTRÖM, Y. Expansive Learning at Work: Toward an activity theoretical reconceptualization. Journal of Education and Work, v. 14, n. 1, p. 133–156, fev. 2001. DOI: 10.1080/13639080020028747. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13639080020028747. Acesso em: 16 abr. 2022.

ESPINO-DÍAZ, L. et al. Creating Interactive Learning Environments through the Use of Information and Communication Technologies Applied to Learning of Social Values: An Approach from Neuro-Education. Social Sciences, v. 9, n. 5, p. 72, mai. 2020. DOI: 10.3390/socsci9050072. Disponível em: https://www.mdpi.com/2076-0760/9/5/72. Acesso em: 16 abr. 2022.

FLIPPED LEARNING NETWORK (FLN). The Four Pillars of F-L-I-P. [S.l.: s.n.], 2014. Disponível em: https://flippedlearning.org/wp-content/uploads/2016/07/FLIP_handout_FNL_Web.pdf. Acesso em: 16 abr. 2022.

FREDRICKS, J. A; BLUMENFELD, P. C.; PARIS, A. H. School Engagement: Potential of the Concept, State of the Evidence. Review of Educational Research, v. 74, n. 1, p. 59–109, mar. 2004. DOI: 10.3102/00346543074001059. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.3102/00346543074001059. Acesso em: 16 abr. 2022.

HALVERSON, L. R.; GRAHAM, C. R. Learner Engagement in Blended Learning Environments: A Conceptual Framework. Online Learning, v. 23, n. 2, jun. 2019. DOI: 10.24059/olj.v23i2.1481. Disponível em: https://olj.onlinelearningconsortium.org/index.php/olj/article/view/1481. Acesso em: 16 abr. 2022.

HAMPTON, D.; PEARCE, P. F. Student Engagement in Online Nursing Courses: Nurse Educator, v. 41, n. 6, p. 294–298, 2016. DOI: 10.1097/NNE.0000000000000275. Disponível em: http://journals.lww.com/00006223-201611000-00006. Acesso em: 16 abr. 2022.

HENRIE, C. R.; HALVERSON, L. R.; GRAHAM, C. R. Measuring student engagement in technology-mediated learning: A review. Computers & Education, v. 90, p. 36–53, dez. 2015. DOI: 10.1016/j.compedu.2015.09.005. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0360131515300427. Acesso em: 16 abr. 2022.

KIRSCHNER, P. A.; SWELLER, J.; CLARK, R. E. Why Minimal Guidance During Instruction Does Not Work: An Analysis of the Failure of Constructivist, Discovery, Problem-Based, Experiential, and Inquiry-Based Teaching. Educational Psychologist, v. 41, n. 2, p. 75–86, jun. 2006. DOI: 10.1207/s15326985ep4102_1. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15326985ep4102_1. Acesso em: 16 abr. 2022.

KUH, G. D. What Student Affairs Professionals Need to Know About Student Engagement. Journal of College Student Development, v. 50, n. 6, p. 683–706, 2009. DOI: 10.1353/csd.0.0099. Disponível em: http://muse.jhu.edu/content/crossref/journals/journal_of_college_student_development/v050/50.6.kuh.html. Acesso em: 16 abr. 2022.

LAI, H.-M. et al. A multilevel investigation of factors influencing university students’ behavioral engagement in flipped classrooms. Computers & Education, v. 175, p. 104318, dez. 2021. DOI: 10.1016/j.compedu.2021.104318. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0360131521001950. Acesso em: 16 abr. 2022.

LEI, H.; CUI, Y.; ZHOU, W. Relationships between student engagement and academic achievement: A meta-analysis. Social Behavior and Personality: an international journal, v. 46, n. 3, p. 517–528, mar. 2018. DOI: 10.2224/sbp.7054. Disponível em: https://www.ingentaconnect.com/content/10.2224/sbp.7054. Acesso em: 16 abr. 2022.

LOCKMAN, A. S.; SCHIRMER, B. R. Online Instruction in Higher Education: Promising, Research based, and Evidence-based Practices. Journal of Education and e-Learning Research, v. 7, n. 2, p. 130–152, 2020. DOI: 10.20448/journal.509.2020.72.130.152. Disponível em: http://asianonlinejournals.com/index.php/JEELR/article/view/1606. Acesso em: 16 abr. 2022.

MÁXIMO-ESTEVES, L. Visão Panorâmica da Investigação-Acção. Porto: Porto Editora, 2008.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

RIBEIRINHA, T.; SILVA, B. The flipped classroom model potential in online learning: an assessment focused on pedagogical interactions. Publicaciones, v. 51, n. 3, p. 295–345, jul. 2021. DOI: 10.30827/publicaciones.v51i3.18076. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/publicaciones/article/view/18076. Acesso em: 16 abr. 2022.

SHUKOR, N. A. et al. A Predictive Model to Evaluate Students’ Cognitive Engagement in Online Learning. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 116, p. 4844–4853, fev. 2014. DOI: 10.1016/j.sbspro.2014.01.1036. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1877042814010532. Acesso em: 16 abr. 2022.

SOLIS, A. Teaching for Cognitive Engagement - Materializing the Promise of Sheltered Instruction. [S.l.: s.n.], 2008. Disponível em: https://www.idra.org/resource-center/teaching-for-cognitive-engagement/. Acesso em: 16 abr. 2022.

STONE, C. Online learning in Australian higher education: Opportunities, challenges and transformations. Student Success, v. 10, n. 2, p. 1–11, ago. 2019. DOI: 10.5204/ssj.v10i2.1299. Disponível em: https://studentsuccessjournal.org/article/view/1299. Acesso em: 16 abr. 2022.

XU, B.; CHEN, N.-S.; CHEN, G. Effects of teacher role on student engagement in WeChat-Based online discussion learning. Computers & Education, v. 157, p. 103956, nov. 2020. DOI: 10.1016/j.compedu.2020.103956. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0360131520301548. Acesso em: 16 abr. 2022.

ZHU, E. Interaction and cognitive engagement: An analysis of four asynchronous online discussions. Instructional Science, v. 34, n. 6, p. 451, nov. 2006. DOI: 10.1007/s11251-006-0004-0. Disponível em: https://link.springer.com/10.1007/s11251-006-0004-0. Acesso em: 16 abr. 2022.

Downloads

Publicado

2022-04-19

Como Citar

RIBEIRINHA, T.; DUARTE, B. S.; RIBEIRINHA, P.; ALVES, R. O envolvimento cognitivo e o desempenho acadêmico do aluno do ensino secundário no modelo Flipped Classroom na educação a distância. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 15, p. e37789, 2022. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.37789. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/37789. Acesso em: 1 jul. 2022.