Aprendizagem Mediada por Dispositivos Móveis

um estudo sobre affordances com vistas ao desenvolvimento das tarefas de leitura em inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42312

Palavras-chave:

Tecnologias móveis, Affordances, Aprendizagem de línguas, Ensino superior, Leitura

Resumo

Os dispositivos e aplicativos móveis estão presentes em diversas práticas sociais. Como eles estão também presentes nas práticas educacionais, faz-se necessário investigar suas possibilidades e limitações em contextos de aprendizagem de línguas no ensino superior. Este estudo, de natureza qualitativa interpretativista, tem o objetivo de investigar as affordances que surgem da utilização de dispositivos e aplicativos móveis no desenvolvimento de atividades de leitura em inglês. Para a geração dos dados, foi aplicado um questionário semiestruturado aos estudantes das disciplinas de Inglês Instrumental I e II, ofertadas pela Faculdade de Letras de uma instituição federal de ensino. Os resultados demonstram que, durante as atividades propostas nesses cursos, os estudantes se apropriam de dispositivos e aplicativos móveis para buscar significados de palavras – principalmente em pesquisas rápidas – respostas para dúvidas a qualquer hora e no próprio ritmo (otimização do tempo de estudo), bem como para aprimorar seu repertório lexical. O tamanho da tela dos smartphones e a usabilidade do Moodle para tarefas nesses dispositivos foram informadas como algumas das limitações para o desenvolvimento das tarefas propostas nos cursos. Esses resultados poderão servir de ponto de partida para futuras investigações sobre o uso dessas tecnologias digitais no contexto de aprendizagem de línguas.

Referências

BRAGA, Junia de Carvalho Fidelis. English language teaching on the wings of mobility: a study on the affordances of mobile learning in classroom practice. In: OLIVEIRA, Ana Larissa Adorno Marciotto;

BRAGA, Junia de Carvalho Fidelis (Org.). Inspiring insights from an English teaching scene. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 2017. p. 142–163.

BRAGA, Junia de Carvalho Fidelis; DE OLIVEIRA SILVA, Luciana; GOMES JUNIOR, Ronaldo Correa. CALL & MALL: using technology to achieve educational objectives in the language classroom. In:

OLIVEIRA, Ana Larissa Adorno Marciotto; BRAGA, Junia de Carvalho Fidelis (Org.). Inspiring insights from an English teaching scene. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 2017. p. 121–141.

CHAPELLE, Carol. Call in the year 2000: Still in search of research paradigms? Language Learning Technology, v. 1, n. 1, p. 19–43, 1997. ISSN 1094-3501. DOI: 10125/25002.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução: Sandra Regina Netz. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. ISBN 9788536306636.

GIBSON, James Jerome. The theory of affordances. In: SHAW, R.; BRANSFORD, J. (Ed.). Perceiving, acting, and knowing: toward an Ecological psychology. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1977. p. 67–82.

GOMES JUNIOR, Ronaldo Corrêa et al. Affordances de tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, n. 1, p. 57–78, 2018. ISSN 1984-6398. DOI: 10.1590/1984-6398201812398. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982018000100057&lng=pt&tlng=pt.

INGREDE, Projeto. O projeto IngRede. 2012. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/ingrede/.

KUKULSKA-HULME, Agnes. Aligning Migration with Mobility: female immigrants using smart technologies for informal learning show the way. In: UNESCO Mobile Learning Week Symposium, Paris, France. Paris: [s.n.], 2013. Disponível em: https://www.slideshare.net/AgnesKH/akh-unesco-paris-feb-2013-final. Acesso em: 16 mar. 2023.

KUKULSKA-HULME, Agnes. Language as a bridge connecting formal and informal language learning through mobile devices. In: WONG, Lung-Hsiang; MILRAD, Marcelo; SPECHT, Marcus (Ed.). Seamless learning in the age of mobile connectivity. London: Springer, 2015. p. 281–294.

KUKULSKA-HULME, Agnes; TRAXLER, John. Mobile learning: A handbook for educators and trainers. Abingdon, New York: Routledge, 2005.

PAIVA, Vera Menezes de Oliveira. Affordances beyond the classroom. Belo Horizonte: UFMG; CNPq, 2011. p. 1–14.

PEGRUM, Mark. Mobile learning: languages, literacies and cultures. Londres: Palgrave Macmillan, 2014. ISBN 9781137309815.

SACCOL, Amarolinda; SCHLEMMER, Eliane; BARBOSA, Jorge. M-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubı́qua. São Paulo: Pearson, 2011.

SARMENTO, Manuel Jacinto. O estudo de caso etnográfico em educação. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira (Ed.). Itinerários de Pesquisa - Perspectivas Qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2011. p. 137–179.

STOFFREGEN, Thomas A. Affordances as Properties of the Animal-Environment System. Ecological Psychology, v. 15, n. 2, p. 115–134, 2003. ISSN 1040-7413, 1532-6969. DOI: 10.1207/S15326969ECO1502_2.

Downloads

Publicado

24-03-2023

Como Citar

Aprendizagem Mediada por Dispositivos Móveis: um estudo sobre affordances com vistas ao desenvolvimento das tarefas de leitura em inglês. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 16, p. e42312, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.42312. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/42312. Acesso em: 18 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 518

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.