Avaliação por docentes sobre o papel dos avanços tecnológicos no ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46036

Palavras-chave:

Pedagogia de Línguas, Docentes, TPACK, Tecnologia

Resumo

O impacto dos avanços tecnológicos nas funções dos professores no século XXI tem sido significativo. A rápida integração dos avanços tecnológicos no ambiente acadêmico, particularmente entre os professores, exige uma compreensão proficiente da função que a tecnologia desempenha no ensino de línguas estrangeiras como um componente fundamental de seu conjunto de habilidades profissionais. Este artigo busca desvendar a visão de professores universitários sobre a implementação de instrumentos tecnologicamente assistidos para o ensino de línguas estrangeiras, levando em consideração também as perspectivas dos professores sobre a aplicação de tais tecnologias. A análise segue a dimensão do modelo “TPACK”. Esse modelo reconhece a consciência e a proficiência dos professores de linguística na incorporação de avanços tecnológicos no sistema educacional. A incorporação de ferramentas digitais é conseguida através de uma expansão do modelo de "conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK)" originalmente proposto por Lee Shulman. Usando esse modelo, o objetivo desta pesquisa é conduzir a análise em três áreas significativas (disciplina, pedagogia e tecnologia) do uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras por professores. Trezentos professores universitários de línguas estrangeiras estão representados nesta pesquisa, e foram sorteados em diferentes universidades. Não houve foco em nenhuma língua estrangeira específica, e a participação dos palestrantes consistiu apenas em fornecer informações na forma de respostas a questionários. De acordo com os resultados da pesquisa, um número significativo de docentes universitários já aderiu ao uso de algumas dessas tecnologias no ensino de línguas estrangeiras. Apesar disso, é necessário que eles se familiarizem com ferramentas tecnológicas avançadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABDULRAHAMAN, M.D. et al. Multimedia tools in the teaching and learning processes: A systematic review. Heliyon, v. 6, n. 11, e05312, Nov. 2020. DOI: 10.1016/j.heliyon.2020.e05312.

AHMADI, Dr. Mohammad Reza. The Use of Technology in English Language Learning: A Literature Review. International Journal of Research in English Education, v. 3, n. 2, p. 115–125, June 2018. DOI: 10.29252/ijree.3.2.115.

ANDRIANY, Yolanda; ADNAN, Aryuliva. An Analysis of EFL Teachers’ Perceptions on the Integration of TPACK in Teaching English at SMA-Man in Solok. Journal of English Language Teaching, v. 11, n. 2, p. 304–313, 2022.

AL-AWAWDEH, Nabil; KALSOOM, Tahira. Foreign Languages E-Learning Assessment Efficiency and Content Access Effectiveness During Corona Pandemic in University Context. Theory and Practice in Language Studies, v. 12, n. 10, p. 2124–2132, Sept. 2022. DOI: 10.17507/tpls.1210.20. Available from: https://tpls.academypublication.com/index.php/tpls/article/view/4776.

GÓMEZ-TRIGUEROS, Isabel; YÁÑEZ DE ALDECOA, Cristina. The Digital Gender Gap in Teacher Education: The TPACK Framework for the 21st Century. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, v. 11, n. 4, p. 1333–1349, Oct. 2021. DOI: 10.3390/ejihpe11040097. Available from: https://www.mdpi.com/2254-9625/11/4/97.

HALL, Jacob A.; LEI, Jing; WANG, Qiu. The first principles of instruction: an examination of their impact on preservice teachers’ TPACK. Educational Technology Research and Development, v. 68, n. 6, p. 3115–3142, Dec. 2020. DOI: 10.1007/s11423-020-09866-2. Available from: http://link.springer.com/10.1007/s11423-020-09866-2.

HANNAH, Matthew; HEYNS, Erla P.; MULLIGAN, Rikk. Inclusive Infrastructure: Digital Scholarship Centers and the Academic Library Liaison. en. portal: Libraries and the Academy, v. 20, n. 4, p. 693–714, 2020. ISSN 1530-7131. DOI: 10.1353/pla.2020.0033. Available from: https://muse.jhu.edu/article/766316. Visited on: 14 Aug. 2023.

HARTONO, Hartono; SUPARTO, Suparto; HASSAN, Ahdi. Language: a ‘mirror’ of the culture and its application English language teaching. Linguistics and Culture Review, v. 5, n. 1, p. 93–103, June 2021. DOI: 10.21744/lingcure.v5n1.835. Visited on: 6 Aug. 2023.

KOEHLER, Matthew J.; MISHRA, Punya; CAIN, William. What is Technological Pedagogical Content Knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, 9(1), n. 3, p. 60–70, 2009.

KUMAR, Tribhuwan et al. Analyzing multimedia tools and language teaching. Linguistics and Culture Review, v. 5, S1, p. 331–341, Aug. 2021. DOI: 10.21744/lingcure.v5nS1.1400. Available from: https://lingcure.org/index.php/journal/article/view/1400.

LYUBLINSKAYA, Irina; KAPLON-SCHILIS, Aleksandra. Analysis of Differences in the Levels of TPACK: Unpacking Performance Indicators in the TPACK Levels Rubric. Education Sciences, v. 12, n. 2, p. 79–99, Jan. 2022. DOI: 10.3390/educsci12020079. Available from: https://www.mdpi.com/2227-7102/12/2/79.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL; COMPUTER SCIENCE AND TELECOMMUNICATIONS BOARD; COMMITTEE ON INFORMATION TECHNOLOGY LITERACY. Read ”Being Fluent with Information Technology” at NAP.edu. [S.l.]: National Science Foundation, Washington, DC, 1999. DOI: 10.17226/6482. Available from: https://www.nap.edu/read/6482/chapter/1. Visited on: 14 Aug. 2023.

ONER, Diler. A virtual internship for developing technological pedagogical content knowledge. Australasian Journal of Educational Technology, v. 36, n. 2, p. 27–42, Jan. 2020. DOI: 10.14742/ajet.5192. Available from: https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/5192.

SAUBERN, Ralph et al. Describing increasing proficiency in teachers’ knowledge of the effective use of digital technology. Computers & Education, v. 147, p. 103784, Apr. 2020. DOI: 10.1016/j.compedu.2019.103784. Available from: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0360131519303343.

SHULMAN, L. Paradigms and Research Programs in the Study of Teaching: A Contemporary Perspective. In: WITTROCK, M. C. (Ed.). Handbook of Research in Teaching. 3rd ed. New York: Macmillan, 1986. p. 3–36. ISBN 9780029003107.

VYGOTSKIĬ, L. S.; COLE, Michael. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978. ISBN 9780674576285.

YEH, Yi-Fen; CHAN, Kennedy Kam Ho; HSU, Ying-Shao. Toward a framework that connects individual TPACK and collective TPACK: A systematic review of TPACK studies investigating teacher collaborative discourse in the learning by design process. Computers & Education, v. 171, p. 104238, Oct. 2021. DOI: 10.1016/j.compedu.2021.104238. Available from: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0360131521001159.

Downloads

Publicado

18-08-2023

Como Citar

ALGANI, Y. M. A.; GROSS, Z. Avaliação por docentes sobre o papel dos avanços tecnológicos no ensino. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 16, p. e46036, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.46036. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/46036. Acesso em: 6 maio. 2024.