Universidade, letramentos e novas tecnologias no contexto da Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.26765Palabras clave:
Universidade, Letramentos, Letramentos acadêmicos, Letramentos digitais, Educação do campoResumen
Este trabalho traz reflexões sobre os letramentos ligados às esferas acadêmica e digital de graduandos de um curso denominado Licenciatura em Educação do Campo, ofertado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Como objetivo principal, será apresentado como, no discurso desses estudantes, a universidade oportuniza eventos de letramento e suas relações com as novas tecnologias. A metodologia de pesquisa conta com a análise de tecnobiografias que, entendidas como narrativas biográficas das relações do estudante com as novas tecnologias, podem trazer informações de relevância para se entender a relação dos futuros professores não apenas com os letramentos acadêmicos, mas também a relação dos letramentos com as novas tecnologias. Nota-se que muitos têm suas primeiras experiências com gêneros das esferas acadêmica e digital já na universidade por meio de metodologias que se mostram bastante produtivas. Como resultado, conseguem ampliar não somente as habilidades necessárias às práticas letradas de suas novas esferas de interação, mas também suas leituras de todo um conjunto de significados envolvido nos novos contextos.
Descargas
Citas
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo, SP: Parábola, 2003. (Série Aula, 1).
BAKHTIN, Mikhail [=Valentin Volóchinov]. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BAKHTIN, Mikhail. Speech Genres and Other Late Essays. Austin: University of Texas Press, 1986.
BARKHUIZEN, Gary Patrick; BENSON, Phil; CHIK, Alice. Narrative inquiry in language teaching and learning research. New York; London: [s.n.], 2014.
BENSON, Phil. Language Learning Careers as a Unit of Analysis in Narrative Research. TESOL Quarterly, v. 45, n. 3, p. 545–553, set. 2011.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. a reflexão sobre práticas de leitura e escrita para o fomento de novos letramentos: propósito funcional, tecnologias digitais, educação do campo e produção de gêneros discursivos na universidade. In: ANAIS eletrônicos. Recife: NEHTE–Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2017. p. 32–53. Disponível em: https://url.gratis/tKIJI. Acesso em: 5 abr. 2021
FISCHER, Adriana. A construção de letramentos na esfera acadêmica. 2007. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89764. Acesso em: 5 abr. 2021.
FREIRE, Paulo. A importancia do ato de ler: em tres artigos que se completam. 51. ed. São Paulo (SP): Cortez, 2011.
KENNEDY, Helen. Technobiography: researching lives, online and off. Biography, v. 26, n. 1, p. 120–139, 2003. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/23540390. Acesso em: 5 abr. 2021.
LEA, Mary R.; STREET, Brian V. The “Academic Literacies” Model: Theory and Applications. Theory Into Practice, v. 45, n. 4, p. 368–377, nov. 2006. DOI: 10.1207/s15430421tip4504_11. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15430421tip4504_11. Acesso em: 5 abr. 2021.
MAGNANI, Luiz Henrique; CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MARQUES, Luiz Otávio Costa. Da política pública de educação do campo à prática acadêmica para a formação de professores. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 07, n. 01, abr. 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n1a2018-06. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/46397. Acesso em: 5 abr. 2021.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2. ed. São Paulo, SP: Cortez Editora, 2001.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Sao Paulo: Parábola Editorial, 2008. (Educação linguística).
MURPHEY, Tim; CHEN, Jin Brenda; CHEN, Li-Chi. Learner’s Constructions of Identities and Imagined Communities. In: BENSON, Phil; NUNAN, David (Org.). Learners’ Stories: Difference and Diversity in Language Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. p. 83–100.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula; NUNES, João Arriscado. Para ampliar o cânone da ciência: a diversidade epistemológica do mundo. In: SOUZA SANTOS, Boaventura de (Org.). Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. p. 21–121.
SILVA, Wagner Rodrigues; PEREIRA, Bruno Gomes. Letramento acadêmico no estágio supervisionado da Licenciatura. Raído, v. 7, n. 13, p. 37–60, jul. 2013. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/2487. Acesso em: 6 abr. 2021.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
STREET, Brian. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
TAKAKI, Nara Hiroko. Letramentos na sociedade digital: navegar é e não é preciso. 2008. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/tese/disponiveis/8/8147/tde-05022009-113813/publico/TESE_NARA_HIROKO_TAKAKI.pdf. Acesso em: 5 abr. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.