A convergência das artes no gênero discursivo songfic
dialogismo, multimodalidade e literatura infanto-juvenil na era digital
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53269Palavras-chave:
Dialogismo, Gêneros discursivos, Multimodalidade, SongficsResumo
Para Bakhtin, os enunciados são únicos e irrepetíveis, portanto heterogêneos. Por meio das interações sociais, ocorrem transformações nos gêneros discursivos, que são inúmeros e possuem diferentes propósitos comunicativos. Dito isso, este artigo investiga um exemplar de songfic, um gênero discursivo contemporâneo em ascensão no ciberespaço, especialmente, entre o público infanto-juvenil, em que letras de canções servem de inspiração para ficções de fãs, formando um elo entre diferentes produtos midiáticos. Para tal, analisamos as estratégias intertextuais e hipertextuais adotadas nessas narrativas, bem como as relações dialógicas estabelecidas entre elas e as demais obras, em um viés bakhtiniano, por meio de um percurso teórico-metodológico de cunho descritivo-interpretativo, consistindo na captura de tela e extração de excertos dos exemplares em plataformas voltadas à publicação das fics. Os resultados evidenciam que a história analisada, Cry Baby, de BrookeYoongi, tece referências às letras das canções por meio de elementos verbo-visuais, estabelecendo diálogos, além das canções, com videoclipes e outras obras literárias. Em síntese, esse gênero digital permite explorar leituras e (ciber)culturas de forma inovadora, graças ao envolvimento ativo dos fãs-autores na (co)criação de obras artísticas.
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