A convergência das artes no gênero discursivo songfic

dialogismo, multimodalidade e literatura infanto-juvenil na era digital

Autores

  • Vinicius Viana Busatto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Vitória da Conquista, BA, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6935-9108
  • Márcia Helena de Melo Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Vitória da Conquista, BA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3663-3462

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53269

Palavras-chave:

Dialogismo, Gêneros discursivos, Multimodalidade, Songfics

Resumo

Para Bakhtin, os enunciados são únicos e irrepetíveis, portanto heterogêneos. Por meio das interações sociais, ocorrem transformações nos gêneros discursivos, que são inúmeros e possuem diferentes propósitos comunicativos. Dito isso, este artigo investiga um exemplar de songfic, um gênero discursivo contemporâneo em ascensão no ciberespaço, especialmente, entre o público infanto-juvenil, em que letras de canções servem de inspiração para ficções de fãs, formando um elo entre diferentes produtos midiáticos. Para tal, analisamos as estratégias intertextuais e hipertextuais adotadas nessas narrativas, bem como as relações dialógicas estabelecidas entre elas e as demais obras, em um viés bakhtiniano, por meio de um percurso teórico-metodológico de cunho descritivo-interpretativo, consistindo na captura de tela e extração de excertos dos exemplares em plataformas voltadas à publicação das fics. Os resultados evidenciam que a história analisada, Cry Baby, de BrookeYoongi, tece referências às letras das canções por meio de elementos verbo-visuais, estabelecendo diálogos, além das canções, com videoclipes e outras obras literárias. Em síntese, esse gênero digital permite explorar leituras e (ciber)culturas de forma inovadora, graças ao envolvimento ativo dos fãs-autores na (co)criação de obras artísticas.

Biografia do Autor

  • Vinicius Viana Busatto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Vitória da Conquista, BA, Brasil

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL), Vitória da Conquista, BA, Brasil.

  • Márcia Helena de Melo Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Vitória da Conquista, BA, Brasil

    Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas — UNICAMP. Professora titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (DELL/UESB), campus de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma instituição (PPGLin/UESB).

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Publicado

09-12-2024

Como Citar

A convergência das artes no gênero discursivo songfic: dialogismo, multimodalidade e literatura infanto-juvenil na era digital. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 18, p. e53269, 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2025.53269. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/53269. Acesso em: 12 dez. 2024.

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