EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)

OS DESAFIOS DA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2020.13522

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Trabalho, Emancipação

Resumo

Este artigo tem por objetivo retomar alguns diálogos considerados essenciais acerca da Educação Profissional e Tecnológica e os desafios que inserem a mesma na relação entre trabalho/educação, formação/educação do ser humano e qualificação. O estudo utiliza como principais referenciais teóricos Marx, Frigotto, Ramos e Ciavatta. A organização desta pesquisa envolve características da pesquisa bibliográfica e de estudo de caso. Didaticamente, está estruturalmente subdividida em dois momentos: o primeiro momento diz respeito ao resgate da História da Educação Profissional no Brasil, seu processo de construção e sua atualidade. O segundo momento realiza uma abordagem salientando as relações que a Educação Profissional e Tecnológica estabelece com os direitos ao trabalho - educação, a partir de uma pesquisa de campo com alguns estudantes, em um Curso Técnico Subsequente, num Instituto Federal, localizado na região metropolitana de Porto Alegre. Ao retomarmos as principais conclusões obtidas, pontua-se: 1) recentemente houve uma expansão sem precedentes na história da Educação Profissional e Tecnológica federal na sociedade brasileira; 2) a Educação Profissional e Tecnológica está diretamente integrada e sofre influências do padrão de acumulação, que vem se modificando ao longo da história; 3) os estudantes acreditam na Educação Profissional e Tecnológica para o avanço nas condições de produção de suas vidas; 4) a Educação Profissional e Tecnológica deve ser democratizada, num caráter igualitário, irrestrito, e deve seguir com condições dignas para seu desenvolvimento, com o intuito de oportunizar a emancipação humana.

Biografia do Autor

  • Deloíze Lorenzet, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFSul)

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestra em Educação pelo PPGEDU (Universidade de Passo Fundo), Graduada em Pedagogia pela UPF, Especialista em Psicopedagogia (UPF). Especialista em Administração, Orientação e Supervisão Escolar (UNIASSELVI). Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

  • Felipe Andreolla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Mestre em Educação – PPGEDU/UFRGS, Especialista em Gestão Estratégica de Instituições da Educação Profissional, Especialista em Gestão Educacional. Graduado em Administração. Graduado em Formação Pedagógica. Gestor SENAI Garibaldi (RS).

  • Conceição Paludo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Doutora em Educação – PPGEDU/UFRGS. Mestra em Educação – PPGEDU/UFRGS, Especialista em Educação Psicomotora e Orientação Educacional. Graduada em Pedagogia. Docente pesquisadora na Linha TRAMSE – PPGEDU/UFRGS.

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Publicado

2020-09-04

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT): OS DESAFIOS DA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 29, n. 2, p. 15–28, 2020. DOI: 10.35699/2238-037X.2020.13522. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/13522. Acesso em: 7 dez. 2024.

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