PRÁTICA FORMATIVA: A DOCÊNCIA EM CONSTRUÇÃO, UMA BUSCA DA IDENTIDADE E PROFISSIONALIDADE DOCENTE / Training practice: the teaching under construction, a search for professionalism teaching identity

Palavras-chave: Política educacional, PNEM, Formação de professores, Educational policy, PNEM Teacher training

Resumo

O Programa PNEM, política pública educacional destinada à formação dos professores, demonstrou ser de grande relevância para o desafio de fomentar a formação continuada. Procuramos analisar a concepção dos professores orientadores(as) de estudo sobre a política de formação continuada vivenciada no PNEM. Enfatizamos que apesar das dificuldades estruturais que marcam a educação no Brasil, houve uma avaliação positiva que destacam a qualidade e os resultados do programa. No qual se sobressai a mobilização da reflexividade crítica, a preocupação dos orientadores em melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Informações que corroboram com o objetivo desse texto de analisar o que pensam os professores que foram orientadores de estudo, sobre o programa e a necessidade da continuidade dos estudos. O PNEM se mostrou uma política importante para nossa investigação acerca dos sentidos atribuídos à formação continuada por parte dos professores. Assim concluímos que o programa se mostrou ser um momento importante para a formação continuada dos(as) orientadores(as) e contribuiu imensamente com o repensar da prática docente no Ensino Médio.

Abstract

ABSTRACT: The PNEM Program, a public educational policy for teacher education, has proved to be of great relevance to the challenge of fostering continuing education. We sought to analyze the conception of the teachers guiding study on the policy of continuing education experienced in PNEM. We emphasize that despite the structural difficulties that mark education in Brazil, there was a positive assessment that highlights the quality and results of the program. In which stands out the mobilization of critical reflexivity, the mentors' concern to improve the teaching and learning process. Information that corroborates the purpose of this text to analyze what the teachers who were study advisors think about the program and the need for further studies. PNEM has proved to be an important policy for our investigation of the meanings attributed to continuing education by teachers. Thus, we conclude that the program proved to be an important moment for the continued formation of mentors and contributed greatly to the rethinking of teaching practice in high school.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julierme Antonio dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Mestre em Educação, Culturas e Identidades – Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE / Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ. Possui graduação em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau - Recife (2011) e graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Pernambuco (2005). Atualmente é professor ensino fundamental 2, médio e EJA - Secretária de Educação de Pernambuco
Bruna Tarcília Ferraz, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Professora Adjunta 3 do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica. Mestre em Educação pela UFPE, 2006.2 pela linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação, Coordenadora Pedagógica do Programa Formação Continuada de Professores/as e Prática Pedagógica: Ação/Reflexão/Ação. NEFOPP/DEd/UFRPE - Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais da Educação Básica SEB/SECAD/SEESP/MEC
Publicado
2020-05-18
Como Citar
SANTOS, J. A. DOS; FERRAZ, B. T. PRÁTICA FORMATIVA: A DOCÊNCIA EM CONSTRUÇÃO, UMA BUSCA DA IDENTIDADE E PROFISSIONALIDADE DOCENTE / Training practice: the teaching under construction, a search for professionalism teaching identity. Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X, v. 29, n. 1, p. 33-46, 18 maio 2020.
Seção
ARTIGOS