VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE JACOBINA-BAHIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.25091

Palabras clave:

Valorização docente, Atendimento Educacional Especializado, Trabalho docente

Resumen

O objetivo deste artigo foi conhecer a valorização do trabalho realizado pelo Atendimento Educacional Especializado pelos diversos “atores” que permeiam o ambiente escolar, a partir da ótica dos próprios professores de AEE. Foram selecionados quatorze docentes que estavam dentro do seguinte critério: professores que trabalhem com AEE nas escolas municipais de Jacobina, estado da Bahia. Foi aplicado um questionário com perguntas fechadas. De acordo com os dados levantados é possível resumir que a maior valorização que as professoras de AEE perceberam de seu trabalho vem dos seus próprios alunos. Em seguida, levando em consideração a porcentagem de respostas dentro dos itens “muito valorizado” e “valorizado em parte” foram na ordem: familiares dos alunos de AEE e diretor(a) da escola. Em seguida tem o(a) coordenador(a) pedagógico(a) e os outros funcionários da escola (pessoal da portaria, limpeza e merenda), sendo que os dois primeiros apresentam respostas na opção “indiferente”. Apenas os professores e alunos da sala regular tiveram a opção “desvalorizado” entre as respostas das docentes de AEE.

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Biografía del autor/a

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA) e integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

Theresinha Guimarães Miranda, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Umeå University, Suécia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

Miguel Angel Garcia Bordas, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, com pós-doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

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Publicado

2021-05-19

Cómo citar

SILVA, O. O. N. da; MIRANDA, T. G.; BORDAS, M. A. G. VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE JACOBINA-BAHIA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 30, n. 1, p. 57–67, 2021. DOI: 10.35699/2238-037X.2021.25091. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/25091. Acesso em: 21 nov. 2024.

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