ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores/as

  • Vani Moreira Kenski Universidade de São Paulo (USP)
  • Rosangela Araújo Medeiros Universidade do Estado da Paraíba (UEPB) https://orcid.org/0000-0003-3459-6124
  • Jean Ordéas Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9872

Palabras clave:

Ensino superior, Cultura digital, Tecnologias digitais

Resumen

O mundo mudou. As relações humanas e as relações com a informação e o conhecimento mudaram. A ampliação do acesso à internet e às tecnologias digitais estabeleceram novos patamares de relacionamento entre pessoas, processos e objetos. Essas mudanças afetam também as instituições de ensino, que precisam se reinventar para não ficarem à margem dessa evolução. Um dos desafios contemporâneos é saber escolher a informação e transformá-la em conhecimento significativo, algo completamente diferente de pelo menos duas décadas atrás, quando o desafio era obter a informação. Hoje a informação é abundante. O acesso ao excesso (COSTA, 2008) de informação é possível em qualquer localidade e horário. Gera novas necessidades de orientação docente e de participação dos estudantes. Discutimos esse contexto de mutação do saber a partir de Levy (1999) e Santos (2005), que nos ajudam a compreender esse processo e a posição que a universidade assume nesse novo cenário. Garcia et al. (2011), Santaella (2013) e Kenski (2015) trazem para a discussão as novas relações, formas e estratégias de ensino e aprendizagem mediadas de acordo com os novos anseios formativos dos sujeitos e da sociedade contemporânea. Assim, o objetivo deste texto é apresentar reflexões sobre as tecnologias digitais e as necessidades de mudança no processo educacional desenvolvido pelas instituições de ensino superior brasileiras.

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Biografía del autor/a

Vani Moreira Kenski, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora e Mestre em Educação. Licenciada em Pedagogia e Geografia. Vice-presidente da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), gestão 2015-2019. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Rosangela Araújo Medeiros, Universidade do Estado da Paraíba (UEPB)

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Pedagoga pela USP. Professora da Universidade do Estado da Paraíba.

Jean Ordéas, Universidade de São Paulo (USP)

Mestrando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É membro associado da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED. 

Citas

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Publicado

2019-02-21

Cómo citar

KENSKI, V. M.; MEDEIROS, R. A.; ORDÉAS, J. ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS . Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 141–152, 2019. DOI: 10.35699/2238-037X.2019.9872. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9872. Acesso em: 25 nov. 2024.

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