A FORMAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO (DES)INTEGRADO NO BRASIL

A INDISSOCIÁVEL RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.26901

Mots-clés :

Formação integral, Ensino médio integrado, Emancipação humana

Résumé

Educar por meio de uma proposta integral de educação ou privilegiar a lógica empresarial? Este artigo pretende avaliar a última proposta do Ensino Médio Integrado brasileiro, ao tomar como base os documentos oficiais elaborados pelo Ministério da educação - MEC, a partir de 2007. Objetivamos, portanto, analisar as concepções da lógica empresarial presente na proposta de formação integral do Ensino Médio no contexto do capitalismo em crise. Nessa direção, a presente pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, se fundamenta no método materialista, histórico e dialético. Em linhas gerais, destacamos que o conceito de formação integral presentes nos documentos fortalece o ideário de uma pedagogia das competências, imbuída pelo nexo economicista, empresarial, instrumentalista e pragmático de uma educação voltada para atender às demandas do mercado competitivo neoliberal. Na contramão, defendemos uma perspectiva educacional em direção à emancipação humana, de formação integral crítica e transformadora em prol da classe trabalhadora.

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Raquel Pereira de Morais, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE (UECE); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE (UFC); Professora da rede pública municipal de Fortaleza.

Soraia Colaço, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Maria das Dores Mendes Segundo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Pós-Doutora pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  Professora do Mestrado Acadêmico Intercampi e Educação e Ensino (MAIE) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Colaboradora do PPGE/UFC.

Valdemarin Coelho Gomes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Departamento de Fundamentos da Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação).

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Publiée

2021-05-19

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MORAIS, R. P. de; COLAÇO, S. .; SEGUNDO, M. das D. M. .; GOMES, V. C. A FORMAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO (DES)INTEGRADO NO BRASIL: A INDISSOCIÁVEL RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 30, n. 1, p. 117–129, 2021. DOI: 10.35699/2238-037X.2021.26901. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/26901. Acesso em: 24 nov. 2024.

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