ANÁLISE ENERGÉTICA DA PRODUÇÃO DE LEITE BOVINO OBTIDO NA FAZENDA EXPERIMENTAL PROFESSOR HAMILTON DE ABREU NAVARRO - ICA/UFMG
Resumo
O objetivo do presente trabalho foi realizar a análise energética da produção de leite bovino na Fazenda Experimental Professor Hamilton de Abreu Navarro (FEHAN), do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, em Montes Claros - MG. Por acompanhamento da produção no ano agrícola 2008/2009, por intermédio das informações obtidas na literatura, e por meio de relatos verbais dos trabalhadores de campo da FEHAN, foi analisada cada operação do itinerário técnico da produção de leite. Os resultados da análise energética foram apresentados pela estrutura dos dispêndios energéticos, por tipo, forma, fonte de energia e pela energia bruta produzida. Considerando o agroecossistema estudado, e para uma produção média por hectare/ano de 3.249,25 litros, observou-se uma energia bruta do produto leite, isto é, saídas energéticas de 8.570,49 MJ ha-1e uma entrada energética de 33.824,44 MJ ha-1. O agroecossistema leite foi altamente dependente de energia de fonte biológica, principalmente devido ao uso de rações concentradas, com elevado valor energético. A eficiência cultural encontrada foi de 0,25, ou seja, para cada unidade calórica aplicada no agroecossistema, foi produzida apenas 0,25 unidade calórica. Verificou-se, com isso, que o agroecossistema de produção de leite na FEHAN - ICA/UFMG foi altamente dependente de energia e ineficiente, do ponto de vista energético.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.