CARACTERIZAÇÃO E VIABILIDADE DE SUBPRODUTO DO TRATAMENTO DE EFLUENTE DE LATICÍNIOS PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL
Resumo
O Brasil está entre os maiores produtores de leite do mundo. A indústria laticinista disponibiliza no mercado inúmeros produtos processados derivados de leite. No entanto, a fabricação esses produtos gera resíduos contaminantes que poluem os recursos hídricos, com altas taxas de atéria orgânica e alta concentração de óleos e graxas. Para minimizar os impactos gerados, é necessária a realização de estudos visando adquirir informações sobre esse resíduo e a proposição de alternativas ambientalmente corretas para sua destinação ou aproveitamento. O estudo desenvolvido nesse trabalho, objetiva caracterizar a gordura extraída de resíduo, retirado da caixa de gordura do Laticínio Coopagro/Assproleite, no município de Montes Claros/MG. As análises realizadas foram: índice de acidez; índice de iodo; composição dos ácidos graxos; teste de solubilidade; além de teores de proteínas, extrato etéreo, umidade e cinzas. Para o índice de acidez foi obtido valor de 56,61 mg de KOH g-1de amostra, para o índice de iodo teor de 40,83 g I2 por 100 g de amostra e a cromatografia gasosa acoplada ao espectrômetro de massas permitiu identificar dez ácidos graxos presentes na gordura, dentre eles os mais abundantes foram os ácidos palmítico, elaídico, esteárico e mirístico. A partir desses resultados concluiu-se que o resíduo apresenta potencial para produção de biodiesel.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.