Derivados de purina e a produção microbiana de novilhos Nelore confinados com diferentes fontes da energia da dieta
Palavras-chave:
Ácido úrico. Alantoína. Nutrição. Ruminantes.Resumo
O efeito da fonte energética da dieta sobre a excreção urinária de creatinina (CRE), alantoína (ALA), ácido úrico (ACU), purinas totais (PUR), relação alantoína:creatinina, purinas totais:creatinina, nitrogênio microbianos (N mic) e proteínas microbianas (P mic) foi avaliado em 32 bovinos Nelore confinados. As dietas foram MGI - dieta composta por milho grão inteiro e suplemento comercial peletizado; SCMF - dieta composta por silagem de capim e milho floculado como fonte energética; SCPC - dieta composta por silagem de capim e polpa cítrica como fonte energética; SCMM - dieta composta por silagem de capim e de milho grão moído como fonte energética. As excreções de CRE, ALA, ACU, PUR, relação alantoína:creatinina, purinas totais:creatinina, N mic e P mic não foram influenciados pela fonte energética da dieta com valores médios de 10,03 g/dia, 99,56 mmol/dia, 4,01 mmol/dia, 103,57 mmol/dia, 1,57, 1,54, 58,21 g/dia e 363,81 g/dia, respectivamente. Apesar de dietas ricas em concentrado, em torno de 70% ou mais, poderem resultar em menor síntese microbiana, decorrente de inadequado suprimento de proteína degradada no rúmen e alta produção de ácido lático, resultando em reduzido suprimento de ATP e menor salivação e ruminação, ocasionando menor taxa de passagem de líquidos e, consequentemente, menor fluxo de compostos nitrogenados bacterianos. Os derivados de purina e a produção de proteína microbiana não foram influenciados pela fonte energética da dieta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.