Características da carne de novilhos Nelore alimentados com diferentes fontes de energia da dieta em confinamento
Palavras-chave:
Área de olho de lombo. Espessura de gordura. Maciez. Tempo de cozimento.Resumo
Objetivou-se avaliar os efeitos de diferentes fontes energéticas na dieta de machos Nelore em confinamento sobre as características da carne. Foram utilizados 32 novilhos da raça Nelore, aos 32 meses de idade e peso corporal de 360 Kg, durante 85 dias e alimentados com MGI - dieta composta por milho grão inteiro e suplemento comercial peletizado; SCMF - dieta composta por silagem de capim e milho floculado como fonte energética; SCPC - dieta composta por silagem de capim e polpa cítrica como fonte energética; SCMM - dieta composta por silagem de capim e de milho grão moído como fonte energética. As diferentes dietas não influenciaram nas características qualitativas da carne (P>0,05), sendo que os valores médios da cobertura de gordura, área de olho de lombo, tempo de cozimento, perdas por evaporação, perdas por gotejamento, perdas totais e a força de cisalhamento foram 4,97 mm, 74,71 cm2, 37,22 min, 22,83%, 3,99%, 26,82%, e 5,85 Kgf, respectivamente. As diferentes fontes de energia como estratégia em substituição ao milho grão moído na dieta de novilhos Nelore em confinamento podem ser indicadas, pois as características qualitativas da carne não foram alteradas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.