Perfil sanguíneo de novilhos Nelore alimentados com diferentes fontes da energia da dieta em confinamento
Palavras-chave:
Função hepática. Nutrição. Parâmetros bioquímicos. Ruminantes.Resumo
Bovinos confinados estão mais susceptíveis ao desenvolvimento de desordens metabólicas o que pode resultar em decréscimo na produtividade. Foram avaliados os perfis sanguíneos em 32 bovinos Nelore alimentados com diferentes fontes de energia na dieta em confinamento, sendo MGI - dieta composta por milho grão inteiro e suplemento comercial peletizado; SCMF - dieta composta por silagem de capim elefante e milho floculado como fonte energética; SCPC - dieta composta por silagem de capim elefante e polpa cítrica como fonte energética; SCMM - dieta composta por silagem de capim elefante e de milho grão moído como fonte energética. Foram determinados os seguintes parâmetros sanguíneos: Gama- glutamiltransferase (GGT), atividade enzimática da aspartato-aminotransferase (AST), da alanina aminotransferase (ALT), ureia, proteína total, fosfatase alcalina, e glicose com valores de 17,4; 86,2; 22,1; 33,8; 7,0; 107,5 e 54,2 mg/dL, respectivamente. Os valores de ureia sanguínea encontraram-se acima dos valores de referência (20 a 30 mg/dL), exceto para MGI (28,46 mg/dL). Animais alimentados com SCMF apresentaram maiores teores de ureia no sangue (P<0,05) quando comparados com animais que receberam as dietas MGI e SCMM. O perfil sanguíneo de bovinos confinados não sofreu influência das diferentes fontes energéticas da dieta, exceto para a ureia, que apresentou valores acima dos de referência, possivelmente devido ao baixo aproveitamento de energia dos microrganismos ruminais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.