Digestibilidade dos carboidratos fibrosos de resíduos da bananicultura em ovinos
Palavras-chave:
Musa spp. Fibra. CoprodutosResumo
Objetivou-se avaliar a digestibilidade dos carboidratos fibrosos de resíduos da bananicultura contidos em dieta completa em ovinos. Utilizaram-se 30 ovinos distribuídos em cinco tratamentos e seis repetições. Os tratamentos consistiram na inclusão de 20 ou 40% de feno folha (FFB) ou pseudocaule (FPB) de bananeira em substituição ao feno Cynodon spp em dietas balanceadas com 60% de concentrado 40% de volumoso. As variáveis analisadas foram: digestibilidade da fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA). A inclusão de FFB reduziu a digestibilidade do FDN, entretanto, não afetou a digestibilidade do FDA. A adição do FPB não afetou a digestibilidade do FDN e FDA. Portanto, a inclusão de feno de pseudocaule de bananeira em dietas completas para ovinos, não afeta a digestibilidade dos compostos fibrosos, entretanto, a adição de feno de folha reduz a digestibilidade do FDN.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.