Colesterol sérico de ovinos alimentados com coprodutos da bananicultura
Palavras-chave:
Parâmetros sanguíneos. Metabólitos energéticos. Metabolismo.Resumo
Objetivou-se avaliar o colesterol de ovinos alimentados com diferentes proporções do feno da folha e pseudocaule da bananeira. No Instituto de Ciências Agrárias da UFMG foram utilizados 30 ovinos mestiços da raça Santa Inês, machos, castrados, alojados em baias individuais e distribuídos ao acaso, em cinco tratamentos (dietas) e seis repetições, alimentados com suplemento mineral, água, 60% de concentrado e 40% de volumoso. Os tratamentos foram: FC, Controle composto por 100% de Feno de tifton (Cynodon dactylon) adquirido no mercado local; FF, 100% Feno de Folha; FC:FF 50% Feno Controle e 50% Feno de Folha; FP, 100% Feno de Pseudocaule; FC:FP, 50% Feno Controle e 50% Feno de Pseudocaule de Bananeira. Pela manhã após jejum alimentar de 12 horas, foram realizadas coletas de sangue por meio de punção da veia jugular no 21º dia e leitura das amostras realizadas no espectrofotômetro. Realizou-se a análise de variância no Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas, com teste de Student-Newman-Keuls (SNK) p≤0,05. A variável sanguínea colesterol sérico foi semelhante nos cinco tratamentos (p>0,05) e encontra-se dentro da normalidade para ovinos, este resultado relaciona-se as dietas isoenergéticas ofertadas. Análises futuras de outros metabólitos energéticos sanguíneos ainda devem ser realizadas para assegurar o uso destes como alternativa na alimentação dos animais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.