Caracterização do ambiente através de suas variáveis climáticas
Palavras-chave:
Temperatura do ar. Umidade do ar. Temperatura radiante média.Resumo
A causa comum do estresse térmico por calor que resulta em problemas na criação animal nos países tropicais, como o Brasil é principalmente a intensa radiação solar. Há necessidade de se antever a esses problemas. Dessa forma objetivou-se caracterizar o ambiente pelos índices: temperatura do ar (TA), umidade relativa (UR), temperatura radiante media ao sol (TRM) e a sombra (TRMS). Para caracterização do ambiente, foram registradas por três dias as variáveis ambientais, com intervalos amostrais de uma hora, num período das 7 às 19 horas e calculados os índices bioclimáticos. O ambiente no qual se encontrava os animais do presente trabalho naquele período específico não favorecia a perda de calor latente do animal em função da alta umidade relativa do ar. Contudo à sombra as trocas térmicas por calor sensível seriam facilitadas, caracterizando um ambiente menos estressante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.