EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE DOS MODOS COMO SE PRODUZEM SUJEITOS CONSUMIDORES NAS PEDAGOGIAS CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Pedagogias Culturais, Consumo ConscienteResumo
Este trabalho analisa como, nas pedagogias culturais contemporâneas, estamos implicados em processos de subjetivação para adotar modos supostamente mais adequados de sermos consumidores. Interessa à educação ambiental refletir sobre como o discurso do consumo consciente tem governado sujeitos, modelando e normalizando as condutas. O material empírico selecionado são as edições de um Manual de Etiqueta Sustentável publicado entre 2007 e 2012 pela Editora Abril e distribuído na forma de encarte promocional. Procedeu-se a uma análise discursiva inspirada na teorização foucaultiana e amparada por pesquisadores que se apropriam das noções de discurso articuladas às noções de poder e governo, com o intuito de problematizar o fenômeno da condução da conduta dos sujeitos na racionalidade neoliberal. Os resultados indicam que ao instaurar o consumo consciente como desejável, também essencializa-se o consumo, naturalizando-o nas práticas sociais contemporâneas.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.