EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE DOS MODOS COMO SE PRODUZEM SUJEITOS CONSUMIDORES NAS PEDAGOGIAS CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Andresa Silva da Costa Mutz

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Pedagogias Culturais, Consumo Consciente

Resumo

Este trabalho analisa como, nas pedagogias culturais contemporâneas, estamos implicados em processos de subjetivação para adotar modos supostamente mais adequados de sermos consumidores. Interessa à educação ambiental refletir sobre como o discurso do consumo consciente tem governado sujeitos, modelando e normalizando as condutas. O material empírico selecionado são as edições de um Manual de Etiqueta Sustentável publicado entre 2007 e 2012 pela Editora Abril e distribuído na forma de encarte promocional. Procedeu-se a uma análise discursiva inspirada na teorização foucaultiana e amparada por pesquisadores que se apropriam das noções de discurso articuladas às noções de poder e governo, com o intuito de problematizar o fenômeno da condução da conduta dos sujeitos na racionalidade neoliberal. Os resultados indicam que ao instaurar o consumo consciente como desejável, também essencializa-se o consumo, naturalizando-o nas práticas sociais contemporâneas.

Biografia do Autor

  • Andresa Silva da Costa Mutz
    Licenciada em História. Mestre (2009) e Doutoranda em Educação, na linha dos Estudos Culturais. Tem experiência como bolsista de iniciação científica CNPq e atualmente tem bolsa de estudos CAPES. Trabalha na área da Educação com pesquisas que estão ligadas a temática do Ensino, Consumo e Mídia. Possui experiência docente no ensino fundamental e médio. Foi premiada por apresentação de trabalho em eventos.Participa do grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - NECCSO/UFRGS.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE DOS MODOS COMO SE PRODUZEM SUJEITOS CONSUMIDORES NAS PEDAGOGIAS CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS. (2023). Educação Em Revista , 30(2). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21128

Artigos Semelhantes

31-40 de 241

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.