Notas sobre o acolhimento
Palavras-chave:
Transições, Acolhimento, Políticas, Educação InfantilResumo
Esse artigo é fruto das primeiras análises de uma pesquisa em um município da Baixada Fluminense que estuda as transições às quais estão submetidas as crianças nos espaços educativos. A questão das transições nas instituições educativas assume relevância diante das naturezas orgânica, sequencial e articulada, a partir das quais devem se estruturar as etapas e modalidades do processo de escolarização.
A partir da primeira semana de aulas de crianças de 2 anos, Questionamos: Como se dá o primeiro ingresso da criança na Educação Infantil? Há estratégias específicas para a “adaptação”? Elas visam prioritariamente o bem-estar das crianças ou dos adultos? Ou se pautam nos aspectos administrativos das instituições?
Tomamos como referência o Ciclo de políticas na tentativa de considerar os processos micro e macro políticos articulando os contextos que cercam a produção e os resultados das políticas refletidos nas práticas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.