MODERNIZAÇÃO-RESTAURADORA E TRANSFORMISMO NA POLÍTICA DO ENSINO MÉDIO PERNAMBUCANO

ESTRATÉGIAS DE APASSIVAMENTO DA HEGEMONIA EMPRESARIAL

Autores

Palavras-chave:

ensino médio – Pernambuco, hegemonia, revolução passiva, transformismo, reformadores empresariais

Resumo

O texto examina a dinâmica político-ideológica e o conteúdo da hegemonia empresarial na
política para o ensino médio em Pernambuco. A análise se debruça sobre os intelectuais organizadores
da política, os aparelhos privados de hegemonia, as orientações político-ideológicas e o comportamento
dos setores e representantes dos subalternos frente ao Procentro e, posteriormente, ao Programa de
Educação Integral. Para tanto, foi realizada a análise de documentos oficiais e de instituições privadas à
luz de categorias gramscianas, como destaque para revolução passiva e transformismo. Conclui-se que a
hegemonia empresarial na política em tela expressa um movimento de modernização-restauradora da
racionalidade gerencial, revisando aspectos ideológicos secundários à hegemonia empresarial para
incorporar, residualmente, demandas dos subalternos. Isso resulta num projeto, no plano da aparência,
mais “social” e “inclusivo” de gerencialismo, que, por sua vez, ocasiona em fenômenos de
transformismos como expressões de apassivamento das oposições ao modelo gerencial. Destaca-se
também que o movimento de modernização-restauradora analisada em Pernambuco é parte de um bloco
histórico dirigido por setores progressistas da política e da sociedade civil que caracteriza uma revolução
passiva à brasileira e seu social-liberalismo (CASTELO, 2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

John Mateus Barbosa, IFCE

Doutor em Educação (UFPE). Professor EBTT no Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu-IFCE/Iguatu-CE-Brasil. Áreas de atuação: Política Educacional, Trabalho Docente, Ensino Médio. Líder do Grupo de Pesquisa "Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão no Ensino Médio - LEPEem". Coordenador do projeto de pesquisa financiado pelo CNPq (Edital Universal): O Novo Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e nas Escolas Técnicas Estaduais dos estados do Ceará, Pará e Pernambuco - desafios para o trabalho docente e para a formação da juventude financiado pelo CNPq (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados). Orienta projeto de Iniciação Científica financiado pela Funcap-CE, CNPq E IFCE. Coordenador de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Autor de vários capítulos de livros e artigos, com destaque para: BARBOSA, J. M. O "flexível" ensino médio do governo Temer (lei n.º 13.415/2017): hegemonia financeira e a inflexível formação da/para espoliação. revista educação em debate, v. 41, p. 77-92, 2019; BARBOSA, J. M. Da precarização à autonomia estranhada: nexos psicofísicos da docência em Pernambuco, v.28, n. 1, p. 47-70, 2022; CARVALHO, J. C; BARBOSA, J. M. Mudando para permanecer: uma análise das estratégias de adoção do Novo Ensino Médio na rede estadual de ensino do Ceará. In: KÖRBES C., FERREIRA, E. B.; SILVA, M. R. da; BARBOSA, R. P. (Orgs.) Ensino médio em pesquisa. Curitiba: CRV, 2022. p. 243-254.

 

Jamerson Antônio Almeida da Silva, UFPE

Graduado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPE/CE), Núcleo de Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. Professor Associado 3 lotado do Curso de Pedagogia da UFPE/ CAA/ NFD. No âmbito da graduação ministra as seguintes disciplinas: Estado, Política e Educação; Organização Educacional e Gestão da Educação; Legislação e Financiamento da Educação. É líder do grupo de Pesquisa GESTOR - Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre e pesquisador do CNPq. Coordenou as pesquisas: Jovens e Educação Integral no Ensino Médio: analisando programas em implementação no Estado de Pernambuco, a partir do novo ordenamento legal do Estado Brasileiro (CNPq, Edital de Ciências Humanas - 2012-2015) e Educação Integral no contexto da intersetorialidade: avaliando o Programa Mais Educação em Pernambuco (CNPq, Edital de Ciências Humanas ? 2009-2012). Também possui experiência em gestão pública nas áreas de Educação, Esporte e Lazer, tendo sido Diretor Geral de Esporte da Prefeitura do Recife (2001 a 2004), Diretor Presidente da Autarquia Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães da Prefeitura do Recife (2007 a 2008). Publicou artigos nos seguintes periódicos: Educação em Revista (2014); Revista Práxis Educativa (2014); Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP ? INEP (2013); Germinal: Marxismo e Educação em Debate (2013) e outros. Publicou, em coautoria, os livros: Educação Integral no Brasil de Hoje. Curitiba: Editora CRV, 2012 e Círculos Populares de Esporte e Lazer - por uma educação no e para o tempo livre. Recife: Bagaço, 2004. Organizou o livro Recreação, Esporte e Lazer - Espaço, Tempo e Atitude. Recife: Instituto Tempo Live, 2007, além de ter publicado vários capítulos de livros.

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Barbosa, J. M., & Almeida da Silva, J. A. . (2024). MODERNIZAÇÃO-RESTAURADORA E TRANSFORMISMO NA POLÍTICA DO ENSINO MÉDIO PERNAMBUCANO: ESTRATÉGIAS DE APASSIVAMENTO DA HEGEMONIA EMPRESARIAL. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42109

Edição

Seção

Artigos