A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DIRIMIR O BURNOUT ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR:

CONTRINBUIÇÕES DE UMA PESQUISA NA ÁREA DA SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.55626

Palavras-chave:

Formação de professores

Resumo

Este texto apresenta algumas reflexões a partir de uma discussão com os autores do artigo Análise do papel mediador da resiliência na relação entre apoio social e burnout em estudantes universitários escrito por Gianjacomo et all (no prelo) com base no encontro promovido pela editora do periódico científico Educação em Revista que adota o procedimento Ciência Aberta. Parte da compreensão de que os dados de uma pesquisa no campo da saúde podem contribuir para discussões relevantes no campo da educação, como a formação de professores para lidar com os outros sujeitos que estão chegando nas universidades. Considera que o processo educativo na universidade tenciona-se com a chegada dos outros sujeitos, se os professores universitários não procuram responder a um duplo imperativo para a inclusão e a emancipação das camadas menos favorecidas às quais eles pertencem. Não se pode lhes negar o acesso ao conhecimento científico, filosófico, cultural, técnico e tecnológico no nível socialmente mais avançado como direito e como necessidade demandada pelas mudanças que se efetivam historicamente nos processos e relações de produção. As sugestões das avaliadoras, no sentido de fazerem uma análise qualitativa dos dados, ampliando o texto, destacando a necessidade de formação continuada dos docentes para atuarem nos cursos superiores, foram compreendidas pelos autores como pertinentes. Isso irá fomentar a discussão sobre a importância da resiliência na prevenção do burnout. Igualmente, poderá reduzir a intenção de abandono do curso em função da sensação de esgotamento que também é denominada burnout.

Biografia do Autor

  • Mariana Soares de Aguiar e Silva Veríssimo, PUCMINAS

    Membro Fundadora do NETE; Atual coordenadora do Curso de Pedagogia da PUCMINAS e Chefe do Departamento de Educação da PUCMINAS. Professora do Mestrado em Ensino de Ciências,Físicas e Matemáticas. Doutorado em Ergologia/Educação,França- Aix-En-Provence (Orientador Yves Schwartz); Mestrado em Educação, FAE-UFMG (Orientadora Eloisa Helena Santos); Graduação em Pedagogia, FAE-UFMG.

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Publicado

2025-02-10

Edição

Seção

Resenha Avaliativa

Como Citar

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DIRIMIR O BURNOUT ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR:: CONTRINBUIÇÕES DE UMA PESQUISA NA ÁREA DA SAÚDE. (2025). Educação Em Revista , 41(41). https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.55626

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