A questão política da Inspeção Escolar
Palavras-chave:
Política, inspeção escolarResumo
O texto discute a questão da Inspensão Escolar, tomando por base a realidade da escola pública estadual em Minas Gerais. Analisa as "amarras" de natureza política e ideológica, engendradas no seio do Estado Autoritário que, entre tantas repercussões desastrosas na escola, provocaram o esvaziamento do conteúdo e a burocratização da prática dos Inspetores. à medida que a tecnocracia se empenhava em organizar, operar e controlar a escola nos moldes de empresa, instaurou-se o processo danoso da divisão técnica do trabalho no interior da escola. Transformados em funcionários burocrataas, em agentes de controle a serviço da manutenção do regime, os Inspetores viram-se destituídos do significado político e pedagógico com relação ao trabalho que deveriam desempenhar junto das escolas.
Como foco teórico é recolocado o contraponto entre a concepção funcionalista e a concepção dialética do papel da escola, iluminando a trajetória que a escola precisa realizar, no sentido da construção de um novo projeto pedagógico, comprometido com as classes popularese a transformação social. Nessa direção é que se procura enxergar um novo caminho - o caminho possível- para a Inspeção Escolar, levando em conta a sua especificidade decorrente dos objetivos que a escola busca alcançar e da natureza do processo de produção pedagógico envolvido nessa busca.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.