Entrada na escola. Saída da escrita
Palavras-chave:
EscolaResumo
Esta dissertação tem como objeto de estudo a relação de crianças das ca- madas populares, residentes em um bairro da periferia de Belo Horizonte, com a escrita, no momento imediatamente anterior e no imediatamente pos- terior ao seu ingresso na 1• série. Trata-se de um estudo de caso no qual foram entrevistadas várias crianças, pais, professores e especialistas, e ob- servadas, durante três meses, as atividades desenvolvidas na escola pública que atende ás crianças entrevistadas. Na primeira parte, descrevem-se o lugar onde moram essas crianças e as suas relações familiares. Caracteriza-se também a relação que as crianças man- têm com a escrita antes de ingrcessarem na escola e que é intermediada pelo seu grupo familiar e social. Constatou-se que a escrita é um objeto significativo para o grupo observado e que, nesse momento, a relação das crianças com a escrita assume contornos de preparação para a alfabetização escolar. Na segunda parte, caracteriza-se a relação das crianças com a escrita, quando essa relação passa a ser também intermediada pela escola. Apresenta-se uma descrição do contexto escolar onde a criança ingressa: as condições de trabalho dos professores e especialistas; a visão que tem da clientela que atendem; a proposta de trabalho que adotam. Analisam-se alguns momentos que ao demarcarem a entrada da criança na escola podem ser considerados “ritos de passagem”. E, ainda, descrevem-se as oportunidades criadas pela escola pam que as crianças interajam com a escrita. Constalou-se a pouca presença da escrita na escola, apesar de se tratar do momento inicial da alfabetizaçâo. Na conclusão, sãoo explicitados os eixos teóricos que nortearam a pesquisa e a análise dos dados. Apontam-se três eixos: do papel da escola na sociedade capitalista: da caracterização da clientela escolar; do processo de alfabetização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.